A saída de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não é algo comum e se ver e, por isso, a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso além de pegar todo mundo de surpresa também coloca em alta assuntos que dizem respeito a este rito de desligamento.
Continua depois da publicidade
Uma das primeiras dúvidas era quanto Barroso ia seguir ganhando e como será a sucessão para a vaga dele, que será indicada pelo presidente Lula. Outra dúvida que surge é sobre a segurança do ministro do STF.
Depois de tantos julgamentos delicados, como será feita a segurança do futuro ex-ministro.Quem é Luís Roberto Barroso?
Segundo a colunista Malu Gaspar, de O Globo, o esquema de segurança de Barroso será o mesmo. Ele terá direito a uma segurança vitalícia, paga pelo STF. Isso faz parte de uma decisão recente do Supremo que adicionou esse benefício aos magistrados aposentados.
Continua depois da publicidade
Entenda mais como será no nosso parceiro CBN Total
Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF
Luís Roberto Barroso está há mais de 12 anos na corte e disse que a decisão vinha sendo amadurecida desde a saída da presidência. O ministro foi indicado ao STF em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. A aposentadoria estava prevista para 2033, quando completaria 75 anos. Foi presidente do STF entre 2023 e 2025.





