nsc
    an

    Histórico

    Como foram as campanhas do JEC nas 13 participações na Copa SP de Futebol Júnior

    Melhor desempenho do time tricolor foi um 3º lugar na década de 1980

    02/01/2020 - 17h57 - Atualizada em: 02/01/2020 - 17h58

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    JEC disputou o campeonato pela última vez no ano passado
    JEC disputou o campeonato pela última vez no ano passado
    (Foto: )

    O Joinville estreia nesta sexta-feira na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. O JEC volta à competição após ter ficado de fora no ano passado e agora disputará pela 14ª vez o torneio, considerado como o mais importante do país na categoria.

    A edição deste ano será a 51ª realizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Inicialmente, o torneio era disputado por times paulistas e, aos poucos, foram sendo incorporados clubes de outros Estados. A primeira vez em que o Joinville esteve presente foi em 1982, na 14ª edição da Copinha.

    Das 13 participações tricolores, em dez oportunidades o time caiu na primeira fase. Em 2018, foi até a segunda fase e dois anos antes chegou à terceira fase. No entanto, a melhor campanha até hoje foi um terceiro lugar em 1988. Eram 24 participantes e o time chegou a eliminar o Santos durante a campanha.

    Para recordar o histórico tricolor na competição nacional, realizamos um levantamento com todas as campanhas e jogos do JEC na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

    1982 - Primeira fase

    O JEC participou pela primeira vez e foi eliminado logo na primeira fase. O clube caiu no grupo 3 com Juventus (SP), Ponte Preta e Sport. Terminou na última colocação com três derrotas. A Ponte Preta seria a campeã da edição.

    Primeira fase:

    Juventus 4 x 0 Joinville

    Sport 2 x 0 Joinville

    Ponte Preta 1 x 0 Joinville

    1985 - Primeira fase

    Após duas edições sem disputar, o JEC voltou a participar da Copinha. Caiu mais uma vez na primeira fase, desta vez no grupo B, com Matsubara (PR), Nacional (SP) e Vasco da Gama. Terminou na última colocação com três derrotas. O Juventus (SP) foi o campeão da edição.

    Primeira fase:

    Joinville 0 x 1 Nacional (SP)

    Matsubara 1 x 0 Joinville

    Vasco 2 x 0 Joinville

    1986 - Primeira fase

    O JEC foi sorteado no grupo A, com Juventus (SP), Matsubara (PR) e Taubaté (SP). O Tricolor foi eliminado mais uma vez na primeira fase, mas saiu com a primeira vitória na competição, um 2 a 1 sobre o time paranaense. O campeão desta edição foi o Fluminense.

    Primeira fase:

    Juventus 2 x 0 Joinville

    Joinville 2 x 1 Matsubara

    Taubaté 1 x 0 Joinville

    1988 - Terceiro colocado

    A Copa São Paulo de Futebol Júnior não foi disputada em 1987, mas o JEC voltou com força para 1988. A competição contava com 24 equipes e o time tricolor foi sorteado no grupo A, com sede em Ribeirão Preto. No grupo, estavam Botafogo (SP), Juventus (SP) e Santos.

    O Tricolor empatou na estreia contra o Juventus e venceu as duas outras partidas, terminando na liderança do grupo. Na segunda fase, o JEC caiu no grupo 4 com Botafogo (SP) e Comercial (SP). Foram mais duas vitórias e a vaga garantida para as semifinais.

    A partida decisiva com o América (SP) terminou empatada no tempo normal em 0 a 0. Na prorrogação, o time paulista venceu por 2 a 0. Restou ao Tricolor disputar a decisão do terceiro lugar contra o Matsubara (PR). A vitória por 2 a 1 garantiu ao Joinville a melhor campanha até hoje na competição. O campeão foi o Nacional (SP).

    Primeira fase:

    Juventus 1 x 1 Joinville

    Joinville 2 x 1 Santos

    Botafogo (SP) 1 x 2 Joinville

    Segunda fase:

    Joinville 4 x 1 Botafogo (SP)

    Joinville 1 x 0 Comercial

    Semifinal:

    América (SP) (2) 0 x 0 (0) Joinville

    Decisão do 3º lugar:

    Joinville 2 x 1 Matsubara

    1989 - Primeira fase

    A campanha no ano seguinte não foi nada boa para o Joinville. O time caiu no grupo A e terminou na última colocação, atrás de Atlético (MG), Palmeiras e Novorizontino (SP). Foram duas derrotas e um empate. O campeão da edição foi o Fluminense.

    Primeira fase:

    Joinville 0 x 1 Palmeiras

    Atlético (MG) (7) 2 x 2 (6) Joinville

    Joinville 1 x 3 Novorizontino

    1993 - Primeira fase

    O JEC voltou à competição e a campanha decepcionou mais uma vez. O time ficou no grupo A e terminou novamente na última colocação, atrás de Botafogo (SP), Comercial (SP) e Cruzeiro. Foram duas derrotas e um empate. O campeão daquele ano foi o São Paulo.

    Primeira fase:

    Cruzeiro 1 x 0 Joinville

    Botafogo (SP) 2 x 1 Joinville

    Joinville 0 x 0 Comercial (SP)

    1998 - Primeira fase

    Em 1998, o JEC ficou no grupo C com Cruzeiro, Palestra de São Bernardo (SP) e Santos. O time ficou na terceira colocação, na frente apenas do Palestra. Foram dois empates e uma derrota, com direito a uma goleada por 7 a 1 sofrida contra os santistas. O campeão da edição foi o Internacional.

    Primeira fase:

    Santos 7 x 1 Joinville

    Cruzeiro 2 x 2 Joinville

    Palestra 1 x 1 Joinville

    2000 - Primeira fase

    No grupo C, o Joinville enfrentou o Capivariano (SP), a Ponte Preta e o Unibol (PE). Foram uma vitória, um empate e uma derrota, terminando na segunda colocação. Apenas o time de Campinas passou de fase. Naquele ano, o São Paulo foi campeão da competição.

    Primeira fase:

    Capivariano 1 x 3 Joinville

    Ponte Preta 3 x 1 Joinville

    Joinville 0 x 0 Unibol

    2001 - Primeira fase

    O JEC ficou no grupo J com Santo André (SP), São Paulo e Villa Nova (MG). Foram uma vitória, um empate e uma derrota, terminando na terceira colocação, na frente apenas do time mineiro. O campeão da edição foi o Roma Barueri (SP).

    Primeira fase:

    São Paulo 4 x 1 Joinville

    Santo André 1 x 1 Joinville

    Joinville 4 x 2 Vila Nova

    2006 - Primeira fase

    O Tricolor caiu mais uma vez na primeira fase da competição. No grupo N, o time enfrentou o Campinas (SP), a Portuguesa e o Sergipe, terminando na terceira colocação, na frente apenas do time sergipano. Foram uma vitória e duas derrotas. O campeão daquela edição foi o América (SP).

    Primeira fase:

    Joinville 1 x 2 Portuguesa

    Sergipe 2 x 3 Joinville

    Campinas 3 x 2 Joinville

    2016 - Terceira fase

    Dez anos após a última participação, o JEC voltou a Copinha e conseguiu chegar na terceira fase. Na primeira fase, caiu no grupo 8 com Ceará, CSP (PB) e Guaratinguetá (SP). O Tricolor terminou na liderança com duas vitórias e um empate. Na segunda fase, uma vitória por 3 a 1 sobre o Confiança garantiu a classificação. No entanto, o time foi eliminado na fase seguinte contra o Ceará, que venceu por 3 a 2. O Flamengo foi o campeão da edição.

    Primeira fase:

    Ceará 0 x 1 Joinville

    Guaratinguetá 1 x 3 Joinville

    Joinville 0 x 0 CSP

    Segunda fase:

    Joinville 3 x 1 Confiança

    Terceira fase:

    Ceará 3 x 2 Joinville

    2017 - Primeira fase

    No grupo 11, ao lado de Paulista, Red Bull Brasil e Vitória da Conquista (BA), o Joinville foi eliminado na primeira fase. O time ficou na terceira colocação, na frente do time baiano, com uma vitória e duas derrotas. O campeão da edição foi o Corinthians.

    Primeira fase:

    Joinville 5 x 0 Vitória da Conquista (BA)

    Red Bull Brasil 4 x 1 Joinville

    Paulista 1 x 0 Joinville

    2018 - Segunda fase

    Na última participação do Joinville na Copinha, o clube chegou até a segunda fase, quando foi eliminado pelo Atlético (MG) por 5 a 2. Na fase inicial, havia ficado no grupo 24, com Real (DF), São Paulo Crystal (PB) e Taboão da Serra (SP). O Tricolor ficou na liderança com duas vitórias e um empate. O campeão daquele ano foi o Flamengo.

    Primeira fase:

    Joinville 4 x 2 Real (DF)

    São Paulo Crystal (PB) 0 x 0 Joinville

    Taboão da Serra 1 x 3 Joinville

    Segunda fase:

    Joinville 2 x 5 Atlético (MG)

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Esportes

    Colunistas