Uma das partes mais importantes de um avião é a caixa-preta. O equipamento, que também não é preto, na verdade, tem o nome de Flight Recorder, que significa um gravador ou registro do voo, em uma tradução livre. Ele é considerado uma das partes mais importantes do avião porque serve para armazenar dados e sons do voo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Segundo o site da companhia Airbus, com essa tecnologia, é possível ajudar a explicar o que aconteceu e o motivo das ocorrências em aviões, principalmente em casos de acidentes aéreos com mortes.
Continua depois da publicidade
Origem do nome caixa-preta
Para entender a origem do nome popular Caixa-Preta, precisamos retornar a origem dessa peça. Segundo a Airbus, a criação ocorreu na década de 1930 através do engenheiro francês François Hussenot, que criou um gravador de dados que projetavam dez parâmetros em um filme fotográfico.
Esse filme rodava de forma contínua em uma caixa completamente à prova de luz. Por isso o nome de caixa-preta, mesmo que o dispositivo seja na verdade da cor laranja. Aliás, desde a concepção, a ideia era ser laranja, pois a cor facilita na localização em qualquer ambiente.
Como a caixa-preta funciona
Assim como dito anteriormente, a caixa-preta armazena dados dos voos. De acordo com o aviador Fernando de Borthole, em seu canal do youtube “Aero por trás da aviação”, os aviões comerciais geralmente tem dois gravadores de voo. O primeiro é o Data Recorder, gravador de dados em inglês, que armazena os dados gerais do trajeto.
Continua depois da publicidade
Através de vários sensores ao redor do avião, vários parâmetroos são captados e enviados para uma central conectada à caixa-preta. Tudo isso é colocado em uma memória e pode ser acessado pelos investigadores depois em caso de acidentes.
Além disso, Fernando explica que a outra caixa-preta é chamada de Voice Recorder, gravador de voz em inglês, responsável por gravar e armazenar a voz dos pilotos e os outros sons da cabine por vários microfones ali colocados.
Leia também
Avião cai ao lado de pista de aeroporto, explode e dois morrem no MS
Os piores acidentes aéreos da história do Brasil