Os campeonatos estaduais estão terminando e os times da elite do futebol brasileiro começarão a focar na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. Por conta disso, o NSC Total apresenta como funcionará a competição.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Confira a lista de campeões estaduais em 2024

Como funciona a Série A 2024

Assim como acontece desde 2003, a Série A 2024 será disputada em pontos corridos, sendo turno e returno em um total de 38 rodadas. Neste formato, todos os time se enfrentam duas vezes.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, os quatro primeiros da Série A se classificam direto para a fase de grupos da Taça Libertadores, enquanto o 5º e o 6º passam por uma fase preliminar da principal competição continental. Além disso, do 7º ao 11º garantem vaga na Sul-Americana de 2025.

Vale ressaltar que a colocação dos classificados pode mudar, caso times brasileiros conquistem os títulos da Libertadores, Sul-Americana e também dependendo do vencedor da Copa do Brasil. Por outro lado, os quatro últimos são rebaixados para a Série B do próximo ano.

Veja os times que participam da Série A 2024

Na última temporada, o Palmeiras se sagrou campeão da Série A após uma arrancada e uma queda de desempenho do Botafogo que liderou grande parte da competição.

Continua depois da publicidade

Além do Verdão, Grêmio, Atlético-MG e Flamengo garantiram vaga direta para a Libertadores por conta da classificação final. Assim como o Fluminense e o São Paulo, que foram campeões da competição continental e da Copa do Brasil, respectivamente. Botafogo e Bragantino tiveram que passar pela fase preliminar.

Athletico, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro estão na Sul-Americana deste ano por conta da colocação. Vasco e Bahia foram os dois remanescentes que ficaram sem calendário internacional.

Por outro lado, a dupla conseguiu se livrar da luta pelo rebaixamento que durou até a última rodada. O América-MG foi o primeiro a cair com 24 pontos. Na sequência, Coritba e Goiás. Para fechar, o Santos caiu pela primeira vez na história.

Assista também

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total