Foi lançada nesta quarta-feira (11) a ferramenta que promete auxiliar os motoristas em Blumenau durante desastres como enchentes e deslizamentos. A Defesa Civil criou dentro do aplicativo do AlertaBlu uma forma do condutor identificar rotas de fuga em meio a essas situações.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

Ao colocar o ponto de partida e o de chegada, o GPS informa ao usuário os trajetos disponíveis para desviar de ruas alagadas ou com quedas de barreiras. As informações dos bloqueios por deslizamentos são fornecidas pela Defesa Civil.

— É uma ferramenta específica, exclusiva, criada pelos nossos técnicos de TI que vai dar um grande auxílio para moradores e turistas, que normalmente desconhecem a cidade — comenta o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.

Idealizada pela equipe da prefeitura, a intenção é oferecer a tecnologia para ser integrada com o Waze, parceria que ainda não foi estabelecida. Por ora, o morador ou turista tem acesso ao sistema pelo aplicativo do AlertaBlu, no Android. Nos próximos dias a ferramenta deve estar disponível também para IOS e no site do órgão.

Continua depois da publicidade

Veja como usar

Também nesta quarta a prefeitura assinou o contrato com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) para revisar as cotas de enchente. O investimento é de R$ 580 mil, com recurso próprio do município. O prazo de execução do trabalho é de oito meses. A última revisão havia ocorrido entre 2011 e 2012. 

De acordo com Menestrina, o levantamento das cotas é fundamental para atualizá-las e ter dados mais fiéis em momentos de crise.

Leia mais

Casas doadas por voluntários de Pomerode devolvem alegria a vítimas de cheia no RS