nsc
    nsc

    Saúde no trabalho

    Como garantir a saúde na volta ao trabalho durante a pandemia 

    Ter cuidados com a higiene e manter o distanciamento são as maneiras eficazes para estar seguro 

    11/09/2020 - 14h14 - Atualizada em: 16/09/2020 - 10h08

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Como garantir a saúde na volta ao trabalho durante a pandemia
    (Foto: )

    Passados mais de cinco meses das primeiras medidas de isolamento social devido ao aumento dos casos de Covid-19, muitas empresas que haviam optado pelo home office estão, finalmente, voltando às atividades presenciais. Para muita gente, sair de casa para retornar ao trabalho é um alívio e a oportunidade de retomar o senso de normalidade na rotina, além de ser uma maneira de ter novas ideias e dar novo fôlego a projetos profissionais.

    No entanto, esse esse retorno exige alguns cuidados. É preciso adequar tanto a higiene pessoal quanto do ambiente, conscientizando a equipe sobre a importância da utilização de máscara e do distanciamento social.

    Para facilitar o dia a dia e tornar as mudanças no protocolo de higiene pessoal e do ambiente em parte da rotina, é importante investir em produtos eficientes e fáceis de usar. Assim, a criação de novos hábitos será mais rápida, e a adaptação será mais leve.

    O que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os cuidados no ambiente de trabalho

    As medidas a serem adotadas por funcionários e clientes (quando houver) são simples, mas devem ser seguidas por todos. São elas:

    • Lavar as mãos constantemente com água e sabão, tomando o cuidado de espalhar e esfregar a espuma debaixo das unhas e por toda a superfície das mãos, dos dedos e dos punhos. O ideal é que a lavagem dure ao menos 50 segundos;

    • Limpar e desinfetar com produtos específicos as superfícies (mesas e balcões) e os objetos (computadores, telefones) várias vezes ao dia;

    • Oferecer álcool gel 70% ou produtos higienizadores específicos para clientes e fornecedores higienizarem as mãos ao entrar e ao sair da empresa;

    • Criar campanha de boas práticas de higiene, como cartazes mostrando a maneira correta de lavar as mãos e a etiqueta ao tossir ou espirrar;

    • Utilizar lenço descartável para cobrir o nariz e a boca sempre que tossir ou espirrar, descartar o lenço imediatamente após o uso em lixeira própria e lavar as mãos em seguida;

    • Não permitir a entrada de pessoas, sejam elas clientes, fornecedores ou funcionários, com sintomas gripais, temperatura acima de 37ºC ou que estiveram em contato com alguém contaminado nos últimos 15 dias;

    • Promover a distância segura de 1,5m e orientar clientes e funcionários a não se aglomerarem;

    • Manter portas e janelas abertas para que o ar circule;

    • Não utilizar ar-condicionado;

    • Avisar o serviço de saúde do município caso haja algum caso de contaminação na empresa (a pessoa deve ser afastada das demais até que sejam feitos os testes necessários).

    Nano Protect: uma nuvem de proteção com ação antivírus

    Para garantir uma proteção ainda mais efetiva contra o coronavírus, foi desenvolvida a primeira linha de produtos de higiene pessoal e limpeza de ambiente com ação antivírus com ação cientificamente comprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

    A linha Nano Protect, criada por uma empresa de Joinville (SC) é composta de cinco produtos virucidas e bactericidas, com laudo validado pelo Laboratório de Virologia Aplicada da UFSC, pela Unicamp, possui registro na Anvisa e é indicado, também, pelo selo ABO Recomenda, da Associação Brasileira de Odontologia.

    Os produtos Nano Protect podem ser aplicados diretamente na pele, nas roupas ou em superfícies variadas, e permanecem ativos por até quatro horas – podendo ser reaplicado quantas vezes for necessário –, ou seja, oferece soluções práticas e eficazes para proteção de pessoas e ambientes. Há, ainda, um produto específico para aparelhos de ar-condicionado, que auxilia na manutenção da qualidade do ar do ambiente ao longo do dia.

    >> Leia também: Dicas para fazer compras de supermercado com segurança

    – Nós estamos desenvolvendo o Nano Protect há três anos, mas resolvemos acelerar o lançamento devido à pandemia do coronavírus. O produto já vem sendo utilizado por médicos e dentistas, então aumentamos a capacidade de produção para atender à população e, principalmente, para permitir um preço acessível, para que todos tenham condições de comprar e se proteger, e quem sabe até salvar vidas — explica Cristiano Silvério, sócio e Diretor Comercial da Indústria AboutYou, empresa que possui um sistema completo de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, entregando novas soluções em nano ativos, biocápsulas e outros ativos de última geração.

    Com a conscientização das pessoas, essas medidas fáceis e simples de serem adotadas passarão a fazer parte do dia a dia de empresas de diferentes portes, fazendo a diferença na a saúde dos funcionários e dos negócios.

    Para conhecer mais sobre os produtos Nano Protect, acesse o site.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas