Equipamentos tecnológicos de última geração e Inteligência Artificial vão ajudar as equipes a manter a segurança da Oktoberfest Blumenau em 2023. O sistema adotado pela festa vai permitir o reconhecimento de pessoas não só pelo rosto, mas até pelos adornos que elas estiverem usando.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2023
As novidades para este ano foram divulgadas em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29). As 250 câmeras instaladas na Vila Germânica gravam em alta qualidade e parte delas reconhece faces ao comparar com um banco de dados de até 200 mil rostos diferentes. Por conta do infravermelho, os equipamentos também garantem imagens nítidas mesmo em ambientes sem luminosidade.
O aumento no número de câmeras é de 20% em comparação com 2022. Outra novidade será o uso do software de monitoramento Intelbras Defense IA 3.0, que promete funcionalidades aprimoradas e ainda mais recursos para a operação e integração de sistemas de segurança.
Continua depois da publicidade
O software é capaz de gerenciar vários dispositivos, como câmeras, gravadores, controladores de acesso, painéis de alarme e incêndio, sistemas policiais, entre outros. Ele foi desenvolvido para trabalhar com Inteligência Artificial (IA).
A IA vai ajudar também no monitoramento direto do público. Tecnologias vão possibilitar identificar pessoas por meio de características pessoais (idade, gênero, barba, óculos, cor e tipos de roupas). Na edição de 2022, as soluções tecnológicas com Inteligência Artificial da Intelbras colaboraram na redução de 68% no número de furtos de celular ocorridos na Oktoberfest.
No ano passado, no primeiro fim de semana da Oktoberfest, foram registrados 54 boletins de ocorrências de furto de celular, o que significa uma queda de 68% em comparação com o mesmo período da edição anterior, de 2019.
Leia mais
FOTOS: As três novidades irreverentes do Planetapéia para a Oktoberfest Blumenau 2023