Um projeto que utiliza jogos virtuais desenvolvidos por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville deve facilitar diagnósticos psicológicos. Em parceria com a faculdade Life Unic, a ferramenta será usada em atendimentos gratuitos à comunidade. 

Continua depois da publicidade

Por meio dos jogos virtuais, também conhecidos como “jogos sérios”, os estudantes de psicologia da Life Unic terão ferramentas para facilitar o reconhecimento de alterações cognitivas, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA) e ansiedade. 

A iniciativa elaborada pelos alunos da Udesc combina regras, desafios e atividades lúdicas para facilitar tanto o diagnóstico quanto a abordagem terapêutica de pacientes com queixas cognitivas ou socioemocionais. O projeto teve a coordenação do professor Marcelo da Silva Hounsell no curso de Ciência da Computação em Joinville.

Estudante da Udesc Joinville revela curiosidades do estágio no Google

Como surgiu a parceria

Ao descobrir a existência do projeto da Udesc, a professora de Psicologia da Life Unic, Anne Thie Hirano propôs uma troca colaborativa entre as duas instituições. Assim, os acadêmicos do curso de saúde utilizam os jogos em atendimentos supervisionados, fornecendo dados sobre a usabilidade, enquanto os estudantes da Udesc podem aprimorar os programas e desenvolver novas versões.

Continua depois da publicidade

— Essa é uma parceria que visa facilitar e aprimorar os atendimentos psicológicos. Por meio dos jogos, que são divertidos e interessantes, os nossos alunos poderão compreender questões como perda de memória, condições atípicas que afetam o sistema nervoso e outros diagnósticos — explica a professora Anne.

Os estudantes envolvidos estão passando por treinamentos e capacitações para se especializarem nos diagnósticos apoiados pela ferramenta virtual. A previsão é de que os atendimentos gratuitos comecem no início do próximo ano.

*Sob supervisão de Fernanda Silva

Leia também

Como será novo planetário previsto para SC; obras têm previsão de edital

VÍDEO: Robô humanoide chinês caminha e aperta mãos durante chegada em Joinville