O porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense, foi o que mais movimentou carga em todo 2023 no Estado e, com isso, se consolidou como o maior de Santa Catarina. Foram 12,4 milhões de toneladas que entraram e saíram do local, o que fez com que ultrapasse os números dos terminais portuário de Portonave (11,5 milhões) e Itapoá (8,3 milhões). Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e se referem aos nove primeiros meses deste ano.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Como tradicional indústria de SC quer vender arroz pela internet para o Brasil inteiro

Os números mostram ainda que São Francisco do Sul também lidera no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses e registrou aumento de 26% com relação ao mesmo período de 2022, quando movimentou 9,8 milhões de toneladas. Na sequência, seguem Portonave (+21,6%) e Itapoá (+13,3%).

O recorde histórico do porto do Norte do Estado foi impulsionado pela supersafra de soja e milho, já que a exportação destes grãos para a China chegou a 7,5 milhões de toneladas no ano.

Continua depois da publicidade

— Os investimentos realizados ao longo do ano foram essenciais para o escoamento das cargas, como a abertura de novo acesso para os caminhões e a revitalização dos locais de embarque e desembarque de mercadorias — destaca o presidente do porto de SFS, Cleverton Vieira.

Ele acrescenta que, nos três primeiros trimestres, as cargas de São Francisco representaram 27% do total movimentado pelos cinco portos de SC, COM 46,2 milhões de toneladas, e que o terminal conta com uma infraestrutura eficaz e moderna, que permite movimentar grandes volumes de cargas de forma segura e ágil.

Destaque na região Sul do país

Nos últimos cinco anos, o Porto de São Francisco do Sul aumentou em 30% a participação na movimentação de cargas da Região Sul do Brasil, de acordo com informações Antaq.

As 12,4 milhões de toneladas que passaram pelo porto catarinense representam 9,2% do total movimentado este ano pelos terminais portuários de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (135 milhões de toneladas).

Continua depois da publicidade

Em 2019, a participação de São Francisco na região Sul era de 7,1%.

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

Empresa histórica de Joinville, Minancora se reinventa aos 108 anos de olho em público jovem

Empreendedoras de SC unem empoderamento e luta contra o preconceito com cabelos cacheados

A empresa de Joinville que está ajudando a aviação internacional em plano de sustentabilidade

Destaques do NSC Total