“Canelinha está para o Motocross assim como o Maracanã está para o futebol”. É assim que descreve Firmo Alves, organizador do Campeonato Brasileiro de Motocross, considerado a maior competição da modalidade em toda a América Latina. Neste fim de semana, a cidade catarinense da Grande Florianópolis será palco da 2ª etapa do circuito nacional de 2025, com mais de 600 pilotos de 19 países.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A cidade, com pouco mais de 12 mil habitantes, se prepara para receber 30 mil pessoas para prestigiar a competição só neste fim de semana. A organização do evento estima que cerca de R$ 10 milhões movimentem a economia de Canelinha durante o período.

A realização da competição também gerou mais de 2 mil empregos no município. Só para deixar a pista preparada para os pilotos, são 200 pessoas trabalhando, além dos food trucks, serviços de limpeza, organizadores do evento e outros trabalhos essenciais para tornar a etapa de Canelinha possível.

Continua depois da publicidade

Canelinha como protagonista do esporte

Na década de 1990, um grupo de pessoas amantes do motocross e do motociclismo começaram a praticar o esporte em Canelinha. A presença foi crescendo com o tempo, e se tornou uma tradição da cidade.

Uma vez palco da final do Mundial de Motocross, em 2009, Canelinha sonha em trazer a maior e mais importante competição da modalidade de volta para suas terras. A prefeitura não mede esforços para isso, e busca cada vez mais apoiar a realização do Campeonato Brasileiro para valorizar o esporte.

— Para nós, o incentivo ao motocross é uma política pública. A gente tem o futebol muito forte no Brasil e aqui em Canelinha a gente tem o motocross. A Prefeitura busca sempre dar apoio, buscar o governo do Estado e ir atrás de recursos e divulgação — disse o vice-prefeito de Canelinha, Antonio Carlos Machado Junior (PSD).

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre a etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross

Pilotos de 19 países pelo mundo vem para Canelinha competir na pista do Parque de Eventos da Fazenda Silva Neto, que também recebeu o campeonato no ano passado. O local é reconhecido nacionalmente por sua pista de aproximadamente 1.500 metros, com terreno íngreme e desafiador, sendo considerada uma das melhores pistas do Brasil.

Para o público, o MX1 GP Brasil oferece uma estrutura completa, com praça de alimentação, arquibancadas, camarotes, estacionamento e uma ampla área de convivência. A expectativa é receber mais de 30 mil pessoas nos dois dias de evento.

Nesta temporada, o campeonato terá 11 classes: MX1, MX2, MX3, MX5, MX2JR, MXJR, MXF, YZ125bLUcRU, 125cc, 65cc e 50cc. Cada uma tem regras próprias quanto aos veículos e idade dos atletas. 

Os pilotos competem em baterias de 15 a 30 minutos, dependendo da categoria. A cada etapa, o atleta ganha pontos a partir da posição, que somam durante toda a temporada para decidir os títulos.

Continua depois da publicidade

  • Evento: 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross – MX1 GP Brasil
  • Data: 26 e 27 de abril de 2025
  • Local: Fazenda Silva Neto em Canelinha (SC)
  • Ingressos disponíveisZig Tickets

Confira a programação completa da etapa de Canelinha do Campeonato Brasileiro de Motocross


Sábado
– Treinos livres e cronometrados a partir das 8h;
– Provas oficiais com início às 13h30min.


Domingo
– Treinos livres e cronometrados a partir das 8h;
– Provas oficiais com início às 11h;
*Durante a programação haverá cerimônias de premiação.

*Lia Capella é estagiária sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade