Antes de ir às urnas para escolher os novos representantes municipais, o eleitor precisa verificar se sua situação está regular na Justiça Eleitoral. Além disso, o cidadão deve estar regularizado até para tirar passaporte, realizar matrícula em universidade pública e assumir cargo por meio de concurso público. Veja, a seguir, como saber se o título de eleitor está em dia e como regularizá-lo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Passo a passo para saber se o título de eleitor está regular
Para poder votar nas eleições municipais no dia 6 de outubro de 2024 e, nos casos de segundo turno, no dia 27 de outubro, o eleitor deve estar com o título regularizado. Checar essa informação é bem simples. Basta seguir o passo a passo indicado abaixo:
Continua depois da publicidade
- Acesse o site do TSE e clique na aba “Serviços eleitorais”;
- Procure por “título eleitoral” e, depois, por “consultar situação eleitoral”;
- Por fim, preencha o número do título eleitoral ou CPF, e clique em “Entrar”.
Pronto! O sistema indicará a sua situação eleitoral. Além disso, a mesma página vai indicar se o eleitor está apto a votar com biometria. O processo também pode ser feito pelo aplicativo e-Título.
Como regularizar o título de eleitor
Se ao verificar sua situação eleitoral o cidadão constatou que está com alguma irregularidade, o próximo passo é regularizar o título. Para isso, o processo é parecido com o anterior.
Continua depois da publicidade
Primeiro, acesse a página de Autoatendimento Eleitoral. Depois, procure pela opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Por fim, preencha os dados e envie documentos indicados para regularizar a situação. O andamento pode ser consultado na opção “Acompanhe uma solicitação”.
De acordo com a Justiça Eleitoral, a ausência às urnas nas três últimas eleições e o não comparecimento à Revisão do Eleitorado realizada no município em que vota são os motivos mais comuns para cancelamento de título.
Leia também
Eleições 2024: Confira o calendário eleitoral e tudo sobre o pleito
Eleições 2024: Acompanhe a apuração em tempo real
Página especial sobre Eleições 2024