O prédio histórico da Sociedade Harmonia-Lyra, no Centro de Joinville, deve passar por reformas nos próximos quatro meses. As mudanças devem incluir, principalmente, melhorias na entrada principal e lateral e nos janelões do andar superior.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

As obras no prédio, que é um patrimônio histórico, começaram em março e vão eliminar a parede ornada com arcos, que foi erguida nos anos de 1960. A ideia é aumentar o espaço da antiga boate da Lyra, e ampliar a sacada acima.

Veja fotos de como ficará prédio histórico do Harmonia-Lyra

No lugar serão instaladas janelas e portas de vidro, permitindo a quem estiver do lado de dentro visualizar o movimento da calçada. O muro e a cisterna vão deixar de existir com o objetivo de melhorar a circulação de pessoas e o visual do edifício.

Continua depois da publicidade

Conforme o Harmonia-Lyra, a proposta das mudanças é tornar o local uma opção cultural-gastronômico para a cidade. 

Já na parte, a laje entre os dois prédios dará lugar a uma cobertura de vidro que se ligará a uma platibanda – uma moldura na parte superior de uma construção para esconder o telhado; um acréscimo visual para a nova entrada, que dará acesso direto ao Salão Nobre (ou Mozart). Será uma espécie de lounge, propício para a recepção de convidados. 

As obras ainda envolvem as aberturas do segundo piso dos dois prédios da sociedade. São janelas e portas quase centenárias, muitas delas com madeira e ferragens bastante deterioradas. Tudo será recuperado, a exemplo do que foi feito no Foyer Liselott Trinks, reinaugurado em 2023.

De acordo com Álvaro Cauduro, presidente da Sociedade Harmonia-Lyra, a ideia é que o prédio esteja nas melhores condições para o ano do centenário. 

Continua depois da publicidade

— Nosso objetivo é chegar em 2030, nos cem anos do prédio, com ele em seu melhor estado, 100% restaurado e funcional — finaliza.

Leia também

Trabalhador perde quatro dedos após se ferir com serra em empresa de SC

Mulher que jogou cachorro de ponte é denunciada pelo Ministério Público em Joinville

Veja quem tem direito ao saque FGTS por calamidade das chuvas de fevereiro em Joinville

Destaques do NSC Total