O Big Brother Brasil retorna às telinhas brasileiras com algumas novas dinâmicas em 2024. E a casa mais vigiada traz novidades não só dentro dela, mas fora também. Isso porque a participação do publico tem mudanças na forma de votação e na intenção dos votos. Continue a leitura para saber como votar no BBB 24 e os detalhes do sistema misto de votação.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Saiba tudo sobre o BBB 24 em página especial

Como votar no BBB 24?

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que tanto o modo de votação quanto o método dos paredões está diferente no BBB 24. Primeiramente, a votação agora é dividida em dois tipos: o voto da torcida e o voto único. 

Como votar no BBB 24 como torcida

O voto da torcida vai ocorrer assim como foi nas edições anteriores. O telespectador faz o login no site do BBB com sua conta Globo e terá acesso à votação de forma simples e gratuita. Desse modo, é possível votar quantas vezes quiser.

Continua depois da publicidade

Como votar no BBB 24 com CPF

O voto único, por outro lado, é um mecanismo desenvolvido para que cada espectador vote apenas uma vez. De acordo com o Gshow, o usuário informa seu CPF na hora de votar, a validade do documento será checada e cada CPF só vai ter direito a um voto.

Vale lembrar que durante os paredões do BBB 24, a pessoa pode votar uma única vez pelo CPF, e também pode votar como torcida.

Confira todos os participantes do BBB 24

Média Ponderada no BBB 24

De acordo com o Big Boss, o resultado final dos paredões será uma média ponderada dos dois modelos de votação. Vale ressaltar que cada um desses modelos terá 50% de peso nesse cálculo. Confira o exemplo abaixo:

Continua depois da publicidade

M = P1N1 + P2N2 / P1 + P2

Considere que M corresponde à média. P1 é o peso do voto de torcida. N1 é o número total dos votos do modelo de torcida. Já P2 é o peso do voto único e N2 é o número total de votos únicos (por CPF).

Exemplo: Em uma votação de paredão do BBB, foram computados 450 milhões de votos de torcida em um participante. Paralelamente, esse participante também recebeu 170 mil votos únicos, por CPF. Cada categoria possui 50% de peso para o cálculo da média ponderada. Assim:

  • P1: 50% ➝ 0,5
  • N1: 450.000.000
  • P2: 50% ➝ 0,5
  • N2: 170.000

M = 0,5 . 450000000 + 0,5 . 170000 / 0,5 + 0,5

M = 225000000 + 85000 / 1

M = 225.085.000

Portanto, a média ponderada da votação neste participante foi de 225 milhões e 85 mil votos.

O cálculo será feito para cada participante e o resultado do paredão será com base na comparação das médias ponderadas de cada um.

Duas fases nos paredões

Ao contrário do que acontecia nas edições passadas, a votação agora não será só para eliminar. Conforme o Gshow, a ideia inicialmente é a votação para permanência na primeira etapa do reality. Então, o espectador deve escolher quem quer que fique na casa, o menos votado nesse modelo é eliminado. 

Continua depois da publicidade

À medida que o jogo vai afunilando, aí sim volta o método tradicional de paredão, onde o participante mais votado é eliminado.

Qual a razão dessa mudança?

A nova estratégia do programa tem dois objetivos principais. Dar mais poder ao espectador casual (conhecido como o “público do sofá”) e enfraquecer os mutirões de fãs. Isso porque, a popularidade de um participante nas redes sociais e a capacidade dos administradores das contas em realizar “mutirões de votação” ditava muito o resultado. Por exemplo, o paredão com mais votos da história teve 1,5 bilhão de votos no BBB 20.

Além disso, o modelo de votação da primeira etapa tende a diminuir as “plantas”, que são os jogadores mais neutros, logo no começo. Já que a tendência é que menos pessoas votem para a permanência de participantes com pouca influência.

Leia mais

BBB 24: Boninho revela os primeiros detalhes da decoração da casa

Os 21 desenhos animados mais icônicos de todos os tempos

Os piores filmes de romance da história, segundo IMDb

Destaques do NSC Total