A parte 2 da saga “Duna”, de Denis Villeneuve, estreou nos cinemas brasileiros em março de 2024 e já é um grande sucesso de crítica e bilheteria. O primeiro filme, “Duna: Parte 1”, que já havia ganhado seis estatuetas no Oscar, retorna em um épico ainda mais marcante, explosivo e surpreendente. Mas apesar do sucesso da saga de Villeneuve, você sabia que já existem outras versões da história?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

A versão mais conhecida antes dos filmes atuais é “Duna”, de 1984. Dirigido por David Lynch, o filme faz uma adaptação da história original escrita por Frank Herbert com uma abordagem fantástica, figurinos curiosos e uma trilha sonora impactante. Apesar da tentativa de adaptação da obra de Herbert, o filme recebeu algumas críticas por conta da sua narrativa acelerada e aspecto caricato.

Continua depois da publicidade

Para os admiradores do material original, adaptar a série de livros “Duna” para as mídias áudiovisuais sempre foi um desafio. Muitos apreciaram as tentativas de Lynch com seu filme, enquanto outros preferem os materiais recentes de Villeneuve. De uma forma ou de outra, vamos comparar o elenco dos filmes e conhecer mais sobre esse universo cativante que está sempre em expansão na cultura popular, assim como dentro da sua própria realidade.

Compare o elenco de Duna em 1984 e 2024

*Fotos: Reprodução

Kyle MacLachlan e Timothée Chalamet – Paul Atreides

Em 1984, Kyle MacLachlan fez a estreia na carreira com o personagem principal da saga. Depois, realizou diversos papéis, como o que desempenhou na sérue Twin Peaks. Agora, Timothée Chalamet é o ator que interpreta o personagem, sendo aclamado pela crítica.

Continua depois da publicidade

Francesca Annis e Rebecca Ferguson – Lady Jessica

A mãe de Paul tem uma presença imponente na trama. Na década de 80, a inglesa Francesca Annis fez o papel e depois seguiu com a carreira de atriz em outras obras. Agora, a sueca Rebecca Ferguson é que dá vida ao personagem.

Sean Young e Zendaya – Chani

Chani é um personagem amado por muitos fás da saga e teve a sua primeira versão nas telonas pela norte-americana Sean Young. A atriz seguiu fazendo outros papéis, e também trabalho com o diretor atual de Duna em outros filmes. Agora, a brilhante Zendaya é responsável pela interpretação.

Everett McGill e Javier Bardem – Stilgar

Everett McGill deu vida ao personagem engraçado e curioso, Stilgar, na década de 1980. O ator ficou famoso depois pela atuação como Reverendo Lowe, no filme Silver Bullet, de 1985. Agora, o grande astro espanhol Javier Bardem dá vida ao personagem.

Continua depois da publicidade

Sting e Austin Butler – Feyd-Rautha

O cantor Sting fez o vilão Feyd-Rautha na primeira versão, saindo da música e aventurando-se pela dramaturgia. Agora, o ator australiano Austin Butler dá vida ao inescrupuloso vilão, trazendo uma versão mais sombria e perigosa para ele.

Virginia Madsen e Florence Pugh – Princesa Irulan

O grande papel da Princesa Irulan tem duas atrizes importantes em sua história. Em 1980, Virginia Madsen fez a atuação e agora, Florence Pugh, leva o papel para as telonas.

Kenneth McMillan e Stellan Skarsgård – Barão Vladimir Harkonnen

Vilão, com uma aparência assustadora e sem escrúpulos. É assim o Barão Vladimir Harkonnen, que foi interpretado por Kenneth McMillan, em 1980, e por Stellan Skarsgård, agora em 2024.

Continua depois da publicidade

Confira mais sobre a história de Duna

“Duna” é uma série de ficção científica escrita pelo autor norte-americano Frank Herbert, lançada pela primeira vez em 1965. Ambientada em um futuro distante, a história se desenrola em um universo onde poderosas famílias nobres competem pelo controle do planeta desértico Arrakis, único produtor de uma substância valiosa chamada melange.

O enredo se concentra nas complexas relações políticas, culturais e religiosas enquanto acompanha o jovem Paul Atreides, herdeiro de uma dessas casas nobres, em sua jornada para se tornar um líder messiânico.

Com sua mistura única de elementos de ficção científica, política e filosofia, “Duna” cativou leitores ao longo das décadas, inspirando diversas adaptações para o cinema, incluindo o filme dirigido por David Lynch em 1984 e uma nova adaptação dirigida por Denis Villeneuve em 2021 e 2024, além de séries de TV e outros projetos relacionados.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem é o autor de “Duna” e quantos livros da saga existem?

Como está o elenco de “A Fantástica Fábrica De Chocolate”, 52 anos depois da primeira versão

Esse foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme no ano do seu aniversário

Destaques do NSC Total