nsc

    Saneamento básico

    Condomínios são multados por esgoto irregular na praia de Ingleses, em Florianópolis 

    Programa Trato Pelo Capivari lacra ligações irregulares e autua donos de imóveis no Norte da Ilha 

    12/03/2020 - 17h06 - Atualizada em: 12/03/2020 - 18h36

    Compartilhe

    Por Márcio Serafini
    Corante azul lançado na rede chegou à praia, comprovando a poluição ambiental
    Corante azul lançado na rede chegou à praia, comprovando a poluição ambiental
    (Foto: )

    O programa Trato Pelo Capivari identificou, na manhã desta quinta-feira (12/03), um prédio de 28 apartamentos e quatro lojas com fossa extravasando esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial em rua paralela à praia dos Ingleses, no Norte da Ilha.

    Nos testes realizados pela equipe técnica do programa, corante azul, utilizado para determinar se o esgoto do imóvel tem a destinação correta, chegou à praia. Localizado na Estrada Dom João Becker, o condomínio foi multado por fiscal da Floram presente na inspeção.

    O Trato Pelo Capivari encontrou, nos últimos dois dias, mais imóveis nos Ingleses com esgoto na rede pluvial e extravasamento de fossa. Com apoio de fiscais da Vigilância em Saúde e da Floram, as ações resultaram em três lacres e duas multas.

    Na terça-feira, um condomínio na Servidão Izabel Vieira Pacífico, inspecionado anteriormente pelos técnicos do Trato Pelo Capivari, descumpriu prazo para regularizar as ligações sanitárias e continuava lançando esgoto de tanque e máquina de lavar na rede pluvial. Por conta disso, além do lacre da ligação irregular, o imóvel foi multado pela Floram por crime ambiental.

    O segundo lacre da ação foi efetuado em extravasor de fossa na Servidão Laureano Pereira dos Santos. Outros três imóveis inspecionados, situados nas ruas do Engenho e Dante de Patta e na Servidão Cisne Real, estavam em obras de regularização no momento da inspeção. A Floram prorrogou em uma semana o prazo para o término das adequações. Em caso de descumprimento, também serão multados.

    Na quarta-feira (11), foi efetuado lacre em ligação irregular de imóvel na Rua Dário Manoel Cardoso. A ação também resultou em multa da Vigilância em Saúde, por conta de extravasamento de fossa em via pública, a um condomínio localizado na Servidão Rita Maria Garcia, endereço próximo a uma das nascentes do Rio Capivari.

    O programa

    Iniciado em dezembro de 2019, o Trato Pelo Capivari é um programa realizado pela Casan, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, que faz uma varredura nas ligações sanitárias dos Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. A execução é da Echoa Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.

    De segunda a sábado, a equipe de 22 técnicos inspeciona ligações sanitárias de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais espalhados pelo bairro do Norte da Ilha, mediante agendamentos, denúncias e definição prévia de ruas específicas para atuação.

    Atendendo a uma demanda expressa da população local, o Trato Pelo Capivari conta, desde janeiro, com canal de WhatsApp para receber denúncias de esgoto irregular. As denúncias são filtradas, catalogadas e atendidas por equipe específica. O telefone para contato, que deve ser feito exclusivamente por mensagens de WhatsApp, é (48) 99123-1123.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas