A 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual – FAM 2024 começa nesta quinta-feira (5) no Cine Show do Beiramar Shopping, a partir das 17h. A programação com mais de 70 atividades vai até 11 de setembro. O evento exibirá 66 filmes de 14 países e contará também com oito mostras competitivas, debates, oficinas, filmes inéditos e premiações.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A cerimônia de abertura homenageará o fundador do Festival, Antônio Celso dos Santos, que faleceu em 2023, com a exibição do curta-metragem Ritinha (2001), dirigido por ele. O protagonista da produção, Giuseppe Oristanio, estará presente no Papo FAM.
Ainda Estou Aqui: tudo sobre o filme aclamado pela crítica com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro
O público poderá participar ao final de todas as sessões dos debates no Papo FAM, um espaço aberto para perguntas e respostas com os realizadores.
Continua depois da publicidade
— Esses espaços de conversas realizadas por profissionais nacionais e internacionais fortalecem a relação entre público e filme. É uma verdadeira conquista ter tantas ações diversificadas de interação — destaca Marilha Naccari, diretora de programação.
A novidade na edição deste ano é o retorno do Teste de Audiência após as sessões da Mostra Work In Progress, mostra competitiva que apresenta filmes ainda não finalizados. Serão cinco longas-metragens inéditos, de quatro diferentes países: Argentina, Brasil, Colômbia e Chile.
Este ano, todos os filmes brasileiros e a Mostra Curtas serão exibidos com Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e contarão com janela de libras, visíveis na tela. Os filmes internacionais também contarão com LSE. Para aqueles que solicitarem, os aparelhos de audiodescrição estarão disponíveis na entrada do cinema. Também haverá um intérprete de Libras disponível durante todo o evento.
A acessibilidade estará presente para as crianças neurodivergentes também. A Mostra Infantojuvenil disponibilizará uma sessão com ambientação da sala, som e luminosidade reduzidos, até a flexibilização das regras de comportamento.
Continua depois da publicidade
A Mostra On-line estará disponível para aqueles que não puderem comparecer ao evento com exibição na sexta-feira (6), às 10h, no canal do Youtube do FAM. A programação completa está disponível no site oficial do evento.
Premiação
Os 52 filmes dos 14 países inscritos nas oito mostras competitivas concorrem ao Troféu Panvision, e podem receber mais de R$ 100 mil em produtos e serviços especializados em audiovisual. Um júri formado por jornalistas e críticos cinematográficos definirá o melhor curta-metragem. O vencedor ganhará o Prêmio Canal Brasil de Curtas e R$ 15 mil em dinheiro. Todas as premiações das Mostras competitivas ocorrerão na quarta-feira (11).
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio da Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O Programa de fomento ao Audiovisual e o Prêmio Catarinense de Cinema, edição da Lei Paulo Gustavo, apoiam o Festival através da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Tem o incentivo do Grupo Krona e patrocínio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Itaú Unibanco e Sebrae. A realização é da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Leia também
Florianópolis voltará a ter Réveillon com show de fogos; drones são descartados
VÍDEO: Onde assistir ao filme “Ainda Estou Aqui” e a expectativa para a volta do país ao Oscar
VÍDEO: Tudo sobre “Mania de Você”, a nova novela das nove da Globo