O narrador Galvão Bueno, de 75 anos, foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), no último sábado (17) e permanece até a manhã desta segunda-feira (19). O episódio aconteceu após o profissional se queixar de dores no rim.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, familiares revelaram que Galvão Bueno foi diagnosticado com pneumonia, após exames feitos pelo corpo médico. Apesar disso, o narrador está lúcido e conversa com as pessoas ao seu redor.

O jornalista pode receber alta ainda nesta semana, caso continue apresentando evolução no tratamento. Ele também passou por outros exames de rotina, mas nada foi detectado, além do quadro de pneumonia.

O que é a pneumonia, doença diagnosticada em Galvão Bueno

A pneumonia é uma doença respiratória provocada por microrganismos como bactérias, vírus ou fungos, que fazem com que os pequenos sacos de ar (alvéolos) do pulmão se infeccionem.

O pneumologista do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), Dr. Marco Antônio Reis, explicou para a reportagem do NSC Total que “a pneumonia bacteriana manifesta, principalmente, febre, calafrios, tosse com ou sem secreção, além da dor torácica, que faz a pessoa sentir uma pontada ao respirar. É o que a gente chama de dor ventilatório-dependente”.

Continua depois da publicidade

Além disso, outros sintomas da doença são a fadiga, cansaço físico e falta de apetite também podem ocorrer, porém com menos frequência.