O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025, nesta terça-feira (16).
Continua depois da publicidade
Além disso, também estão disponíveis os resultados do exame destinado às pessoas privadas de liberdade e aos jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL), bem como das versões realizadas no exterior (Encceja Exterior e Encceja PPL exterior).
Os participantes que alcançaram, no mínimo, 100 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e nota igual ou superior a cinco na redação estarão aptos para solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.
Aqueles que atingiram a pontuação mínima apenas em algumas áreas poderão requerer a Declaração Parcial de Proficiência, que concede a possibilidade de refazer, em edições futuras do exame, exclusivamente as disciplinas em que não obtiveram a nota exigida.
Como acessar os resultados do Encceja 2025
- Acesse o site: abra o navegador e vá para o portal do INEP Encceja ou digite “Encceja Página do Participante” no Google para encontrar o link correto.
- Faça Login: clique em “Página do Participante” e faça login usando seu CPF e a senha da sua conta Gov.br.
- Selecione a Edição: no menu lateral, escolha a edição do Encceja para a qual você fez a prova (ex: 2025).
- Consulte o Resultado: suas notas por área (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza) e da redação serão exibidas, junto com a indicação de aprovação ou não.
Continua depois da publicidade
O que é o Encceja
O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. Realizado pelo Inep desde 2002, possibilita a retomada da trajetória escolar.
A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
