nsc
    santa

    Serviço

    Confira o que abre e fecha em Blumenau no feriado de Carnaval 

    Em 2020, feriado será na terça-feira (25)

    20/02/2020 - 08h56 - Atualizada em: 25/02/2020 - 08h06

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Horário de funcionamento dos comércios fica a critério de cada lojista
    Horário de funcionamento dos comércios fica a critério de cada lojista
    (Foto: )

    Apesar de não ser um feriado nacional, o Carnaval tradicionalmente causa interrupções nos serviços públicos e em algumas empresas, que acabam criando acordos coletivos para dar folga na segunda e na terça-feira aos empregados.

    Em Blumenau, tanto serviços municipais quanto estaduais sofrerão alterações nesta segunda e terça-feira (24 e 25) devido ao descanso prolongado dos servidores públicos. No caso do Governo do Estado, a folga se estende até parte de quarta-feira de cinzas (26). Confira abaixo como será o atendimento em diversas áreas da cidade:

    Alterações no transporte coletivo de Blumenau

    Durante o Feriadão de Carnaval, as linhas do Transporte Coletivo terão reduções de horários na segunda e terça-feira (24 e 25) devido à diminuição no número de passageiros, já que não haverá aula nas escolas públicas e privadas.

    Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), serão 52 viagens a menos em 19 linhas – a maioria parte de pontos próximos às escolas ou serve de reforço para atender os estudantes.

    Além disso, 21 trajetos de 11 linhas serão parcialmente alterados. As tabelas estarão disponíveis nos terminais, site e aplicativo da Blumob. As linhas que não tiverem alterações circularão conforme as tabelas.

    Sábado, 22 de fevereiro – Horário de sábado;

    Domingo, 23 de fevereiro – Horário de domingo;

    Segunda, terça e quarta-feira, 24, 25 e 26 de fevereiro – Horário de dias úteis.

    Coleta de lixo

    A coleta domiciliar será feita normalmente pela Racli, conforme a tabela de funcionamento do serviço.

    Saúde

    A rede municipal de saúde de Blumenau aderirá ao feriadão. Os postos de saúde e Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade não abrirão na segunda e terça-feira (24 e 25), exceto os ambulatórios do Centro e Badenfurt, que atenderão à comunidade das 7h às 21h na terça. Na quarta, o atendimento será normal em todas as unidades.

    Educação

    As aulas na rede municipal de ensino de Blumenau estarão suspensas na segunda (24) e terça-feira (25). Na quarta, tanto as creches quanto as escolas funcionarão normalmente.

    Na rede estadual, não haverá aula na segunda e terça-feira. Tampouco na manhã de quarta (26). Os estudantes retornam às atividades apenas na tarde de quarta-feira de cinzas.

    Horário dos bancos

    Os bancos não abrem durante o Carnaval. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira e na terça-feira. Na quarta-feira de cinzas os bancos abrirão a partir do meio-dia.

    Lojas no Centro

    O Sindilojas de Blumenau comunicou que não há cláusula específica sobre o Carnaval na Convenção Coletiva de Trabalho. Assim, os horários de funcionamento dos comércios ficam a critério de cada lojista.

    Horário dos shoppings

    O Shopping Park Europeu, Neumarkt e Norte Shopping abrirão normalmente neste feriado. Ou seja, no sábado, segunda e terça-feira das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h (exceto a praça de alimentação, que funciona das 10h às 22h).

    Delegacias

    As delegacias, incluindo a regional, que presta serviços aos motoristas, estarão fechadas na segunda e terça-feira, voltando ao expediente na tarde de quarta (26). Apenas a Central de Polícia, que atende em regime de plantão, estará aberta à comunidade para registro de flagrantes.

    Supermercados

    Os supermercados vão funcionar normalmente. A reportagem entrou em contato com o Bistek, Cooper, Galegão, Angeloni e Giassi. Todos confirmaram a medida. Confira abaixo.

    Bistek

    Sábado, 22 de fevereiro

    Das 7h30min às 21h (Garcia)

    Das 8h às 22h30min (Park Europeu)

    Domingo, 23 de fevereiro

    Das 7h30min às 20h30min (Garcia)

    Das 8h30min às 21h30min (Park Europeu)

    Segunda, 24 de fevereiro

    Das 7h30min às 21h (Garcia)

    Das 8h às 22h30min (Park Europeu)

    Terça, 25 de fevereiro

    Das 7h30min às 21h (Garcia)

    Das 8h às 22h30min (Park Europeu)

    Angeloni

    Sábado, segunda e terça-feira das 8h às 23h. Domingo das 8h às 22h30min.

    Cooper

    Sábado, segunda e terça-feira das 8h às 22h. Domingo das 8h às 21h.

    Giassi

    Sábado, segunda e terça-feira das 8h às 22h. Domingo das 8h às 21h.

    Galegão

    Sábado, segunda e terça-feira das 8h às 22h. Domingo das 8h às 20h.

    Comércio Atacadista

    Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho, a terça-feira de Carnaval será de expediente normal nos comércios atacadistas. A folga é antecipada para a segunda-feira (24).

    Porém, fica a critério da empresa trabalhar normalmente nos dois dias. Se optar por isso, terá de conceder folga aos empregados em outro momento. O Fort Atacadista abrirá normalmente nesses dias de feriado prolongado.

    Correção: A reportagem informou, equivocadamente, que os AGs do Badenfurt e Centro estariam abertos na segunda-feira. As unidades, porém, atendem somente nesta terça.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas