A segunda etapa do Tour de France 2025 aconteceu neste domingo (6), e terminou em Boulogne-sur-Mer com vitória do holandês Mathieu van der Poel. Além da vitória, o ciclista de Alpecin-Deceuninck é o novo líder da Classificação Geral.
Continua depois da publicidade
O esloveno Tadej Pogacar finalizou a etapa na segunda posição, ocupando a vice-liderança geral e a liderança da Classificação de Montanha. Enquanto Jonas Vingegaard terminou a corrida em terceiro e passou a a terceira colocação geral.
Veja imagens de edições passadas do Tour de France
Como foi a corrida
Os ciclistas enfrentaram nesta segunda etapa o percurso mais longo do Tour de France 2025. Com aproximadamente 209 km entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer e 4 montanhas categorizadas. Além disso,a chegada contou com até 11% de inclinação.
Bruno Armirail da equipe Decathlon AG2R, Yevgeniy Fedorov da XDS Astana, Brent Van Moer da Lotto e Andreas Leknessund da Uno-X protagonizaram a corrida. Logo após a largada os quatro alcançaram rapidamente uma vantagem ao redor de 3 minutos sobre o pelotão.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Continua depois da publicidade
Guia Tour de France 2025: O que é, percurso, datas e onde assistir
Devido a pista molhada com a chuva do dia, que já havia presenciado a queda de dois ciclistas, os principais candidatos a classificação geral estavam evitando se arriscar, possibilitando que a equipe do Maillot Jaune, Jasper Philipsen comandasse o pelotão.
Ao decorrer da etapa, o tempo melhorou e as principais equipes com pretensões à classificação geral também assumiram o comando do pelotão. Assim, com 75 km para a chegada, a vantagem da fuga já estava reduzida a cerca de 1min 30seg.
No fim, quem levou a melhor foi Mathieu van der Poel, seguido de Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard.
Confira o ranking da classificação geral
O que é e como funciona o Tour de France
O Tour de France é uma competição anual de ciclismo de estrada que percorre a França e é disputada em etapas. O número de equipes geralmente varia entre 20 e 22, com oito ciclistas em cada uma. Na edição de 2025 serão ao todo 184 ciclistas de 23 equipes, competindo em 21 etapas, com dois dias de descanso e 3320 quilômetros percorridos.
Continua depois da publicidade
Durante os dias de corrida, acontecerão seis chegadas ao alto, que acumularão a altimetria de 51.550 metros. Ao longo do percurso, constituído de estradas irregulares e montanhosas, os atletas passarão por grandes locais da França, como Mont Ventoux e Col de la Loze, com pequenas passagens através de países vizinhos.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão















