Com pouco mais de três anos de atuação, a empresa Next Shipping já se consagra como referência no mercado. Pela segunda vez consecutiva, foi eleita pela consultoria Great Place to Work, maior entidade global na avaliação de clima, ambiente e cultura no meio corporativo, como a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina, na categoria pequeno porte – empresas com 30 a 99 colaboradores. Localizada em Itajaí/SC, e com escritórios nas cidades de São Paulo/SP e Curitiba/PR, a empresa especializada em agenciamento de carga internacional é alicerçada em princípios inovadores de gestão e liderança de pessoas, inspirada nos gigantes da tecnologia mundial.
Continua depois da publicidade
Desde sua fundação, os sócios e amigos Bruno Meurer e Evandro Turatto Filho, buscaram de forma estratégica aplicar um novo modelo de negócios em um setor considerado tradicionalista. Nessa busca pautada no propósito de oferecer o melhor ao mercado e no desenvolvimento da Next, em 2018 fizeram uma imersão no Vale do Silício, que trouxe como resultado a tropicalização de conceitos que guiam companhias consideradas líderes mundiais. E é essa visão macro que tem contribuído com o constante crescimento da empresa no mercado, e tornado a Next referência em gestão de pessoas, como atesta a certificação do GPTW.
— Para nós, não há nada mais importante, em questão de premiação, do que sermos reconhecidos pela entidade mundial GPTW […] Vamos trabalhar arduamente para que nossos colaboradores se mantenham felizes e engajados, com a geração de pertencimento e a compreensão do propósito Next bem definido. Afinal, acreditamos que ser GPTW é ser Next e ser Next é ser GPTW. Não há como andar em caminhos diferentes e uma coisa não existe sem a outra, para nós é uma questão de coexistência — enfatiza Bruno Meurer, co-fundador e diretor da Next Shipping.
A valorização e reconhecimento dos colaboradores é um dos principais pilares da empresa. Em comemoração à meta de crescimento alcançada pelo time em 2018, a Next Shipping premiou a equipe com uma viagem custeada para o Parque da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, realizada em 2019. Ação que se repetirá em 2021, já que neste ano o atual cenário impossibilitou a ação.
Faz parte da cultura organizacional da empresa promover ações que evidenciem a importância de seus funcionários. Segundo Evandro Turatto Filho, também co-fundador e diretor da Next Shipping, todas as conquistas são celebradas, inclusive as pessoais, o que contribui ainda mais com o fortalecimento de vínculos junto à empresa.
Continua depois da publicidade
A companhia promove mais de 270 práticas internas de confraternização e integração, como o “Segundou”, que tem como objetivo ressignificar a chegada da segunda-feira, e fazer com que o time fique ansioso pelo início de uma nova semana. A estrutura física da Next também reflete seu modelo de negócio inovador. Pensando em tornar a sede um espaço de ainda mais colaboração e troca, a empresa reformou a matriz, em um projeto arquitetado inspirado nas empresas visitadas pelos fundadores no Vale do Silício, resultando em uma estrutura 4.0, sem divisão nas mesas ou delimitação de espaços entre colaboradores.
Uma empresa que promove o senso de liderança
Para Evandro, os bons resultados alcançados – a empresa cresceu entre 150% a 200% no último trimestre de 2020 e 500% desde sua fundação – são associados diretamente à política de relacionamento desenvolvida na empresa, que estimula o senso de liderança dos colaboradores e a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e de troca.
A empresa conta com o comitê GPTW, nomeado de “Where the Magic Begins”, canal de comunicação que permite que o colaborador contribua e apresente sua visão do ambiente de trabalho de forma livre, conversando com pessoas responsáveis em ouvir e entender as necessidades e sugestões apresentadas. E a partir desses relatos, pensar em maneiras de tornar o ambiente cada vez melhor.
— Ser um Nexpert é ter sensação de pertencimento e saber que suas ideias e sugestões serão sempre ouvidas com atenção. É acordar e saber que estarás rodeado de colegas de trabalho incríveis, que sempre te auxiliarão no que for preciso, além de ser motivado a crescer e se desenvolver diariamente tanto no âmbito profissional como no pessoal —, afirma Jean Baer, que atua no setor de vendas internas da empresa.
Continua depois da publicidade
Colaboradores alinhados aos valores e propósitos da Next
A Next é uma empresa com aproximadamente 50 colaboradores distribuídos na matriz e outros dois escritórios. Pautada na filosofia “menos comando e controle, e mais responsabilidade e liberdade”, toda a equipe possui comunicação direta com a diretoria e tem autonomia para executar seus trabalhos. Dessa forma, é capaz de desenvolver um trabalho contando com o engajamento da equipe.
Chamada até mesmo de utópica no início de sua trajetória, a Next agora inspira outras empresas não apenas do próprio setor, mas de outras áreas que buscam maneiras de promover o desenvolvimento interno. Apropriou-se de um espaço tradicionalista e trouxe a importância do propósito. E nesse processo, reconheceu na sua equipe o meio efetivo de alcançar resultados.