O município de Araranguá, cruzado por um rio de mesmo nome, está localizado no Extremo Sul de Santa Catarina, sendo uma cidade litorânea com belas praias. Segundo umas das histórias populares, o nome da cidade vem de uma fusão das onomatopeias ararã (papaio grande, arara) com guá (vale, baixada). 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Com 68.867 habitantes, a cidade recebe turistas e universitários todos os anos. Ela abriga um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui praias que atraem turistas por conta de suas belas paisagens.  

Vai visitar Araranguá? Confira como comprar sua passagem

Araranguá tem campus da UFSC? 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem um de seus campi no município. São oferecidos os cursos de Medicina, Fisioterapia, Engenharia da Computação, Engenharia de Energia e Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Continua depois da publicidade

Além dos cursos de graduação, o campus, inaugurado em 2009, oferece quatro programas de pós-graduação: Mestrados em Ciências da Reabilitação, Energia e Sustentabilidade, Tecnologias da Informação e Comunicação e o Mestrado Profissional em Ensino de Física. 

Parque aquático de Araranguá 

Na cidade de Araranguá se localiza um dos parques aquáticos mais conhecidos do Sul do Estado. O Caverá Country Park está a 10 minutos do Centro da cidade e abriga mais de 50 atrações, entre opções de lazer e toboáguas.  

FOTOS: SC se destaca entre as melhores casas do Airbnb para viagens em família

Além disso, conta com hospedagem rural, restaurantes típicos regionais e uma piscina de ondas que, segundo o Park, é a segunda maior do país.  

O que fazer em Araranguá? 

O maior ponto turístico de Araranguá indiscutivelmente é o Morro dos Conventos, que além de apreciar o belo visual também é possível praticar rapel em um paredão de pedra de 50 metros de altura. A praia próxima ao morro tem ampla faixa de areia e recebe grande volume de turistas. Na região tem outras opções de praias, como em Balneário Arroio Do Silva e Balneário Gaivota. 

Continua depois da publicidade

As lagoas de Araranguá também são um atrativo turístico. Com boa estrutura para banho e prática de camping, elas ficam a menos de 10 quilômetros do centro. São opções para a prática de esportes náuticos e campeonatos de jet-ski.

Distância de Araranguá a outras cidades do Estado  

  • Araranguá para Criciúma: 42 km 
  • Araranguá para Tubarão: 77 km  
  • Araranguá para Florianópolis: 218 km  
  • Araranguá para Imbituba: 126 km 
  • Araranguá para Joinville: 373 km 

Como chegar em Araranguá? 

De ônibus: para chegar à Araranguá via ônibus existem diversas opções de rotas saindo dos mais diversos destinos, tanto estaduais quanto interestaduais. Saindo de Florianópolis para Araranguá, por exemplo, as passagens variam de R$ 40 até R$ 94.  

De carro: a cidade é acessível pelas rodovias federais e estaduais, pois está à margem da BR-101. 

De avião: para chegar até Araranguá de avião existem duas opções de aeroportos mais próximos, sendo o Internacional de Florianópolis e o Aeroporto de Jaguaruna (64 km de distância).   

Continua depois da publicidade

Veja fotos de Araranguá

Leia também

FOTOS: Conheça o castelo medieval que é atração em Santa Catarina

5 obras para conhecer a história de Anita Garibaldi

Destaques do NSC Total