O grande assunto da semana no Brasil tem sido o banimento do X, antigo Twitter, em todo o território nacional. Isso aconteceu pois o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a suspensão da rede social na última sexta-feira (30). Sem previsão retorno, confira alguns aplicativos com modelos similiares e que podem substituir o X no Brasil, com textos curtos, imagens e vídeos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Redes sociais que podem substituir o X no Brasil

Antes de tudo, depois que Alexandre de Moraes intimou o X a nomear um representante legal para o Brasil, muitas pessoas já começaram a decretar o bloqueio e divulgar as opções que os internautas teriam depois. Assim, das redes disponíveis, as mais divulgadas foram o Blusky e o Threads. Confira mais sobre cada uma.

Continua depois da publicidade

O X pode voltar no Brasil? Decisão de bloqueio começa a ser julgada pelo STF nesta segunda

História do Twitter: da criação ao bloqueio do X no Brasil

Bluesky 

Primeiramente, o Bluesky é uma rede social muito parecida com o que era o antigo Twitter. Isto pois permite a publicação de textos com até 300 caracteres, a republicação de postagens de outros usuários e o compartilhamento de fotos. Ao contrário do que acontece com a maioria das redes, o Bluesky é descentralizado, podendo ser utilizado por vários servidores, tal qual o email por exemplo.

Bluesky Social: o que é e como criar conta no “substituto” do X

A saber, o criador do Bluesky é Jack Dorsey, um dos cofundadores do antigo Twitter. De início, havia uma parceria com o próprio Twitter, mas depois da aquisição por Elon Musk, essa parceria foi encerrada. Anteriormente, os usuários precisavam de convite para entrar, mas agora não é preciso mais.

Threads

Já o Threads, que utiliza de um nome que era comum no Twitter, representa uma rede social da Meta. Do mesmo grupo do Facebook e do Instagram, o Threads tem o mesmo estilo e é claramente inspirada no Twitter. Já que é um microblog que permite textos de até 500 caracteres, fotos e vídeos de até 5 minutos.

Continua depois da publicidade

De modo geral, a rede social funciona no modelo linha do tempo, onde você consegue ver e interagir com as postagens de quem você segue. Além disso, o perfil pode ser público, onde todos podem ver as postagens, ou privados, onde só os seguidores podem ver os posts.

Threads do Instagram: o que é e como criar conta no “novo” Twitter

O Threads é vinculado ao Instagram. Portanto, para acessar a sua conta, é necessário conta e login nessa outra Rede social da Meta. 

Reddit 

O Reddit, por outro lado, é uma rede social bastante diferente das duas já citadas. Isto pois ela é um fórum, onde as pessoas podem discutir sobre temas específicos com textos maiores, imagens e vídeos. A princípio, o Reddit tem várias particularidades, mas talvez a principal seja ser dividida em comunidades de temas específicos, os chamados subreddits.

Continua depois da publicidade

Neles as pessoas podem procurar por temas de seu interesse na busca, e encontrar pessoas para conversar e trocar ideias sobre. Indo desde cidades até esportes e hobbies.

Os países em que o X é bloqueado e quais os motivos

Tumblr 

O Tumblr por sua vez foi muito conhecudo nos anos 2000. Já que misturava duas febres desse período da internet, o microblog no estilo do Twitter e os blogs que eram um sucesso. Além disso, o usuário pode criar conteúdo original ou repostar algo que goste em texto, foto ou vídeo. 

Mastodon 

Assim como o Bluesky e o Threads, o Mastodon se assemelha ao X por ser em formato de linha do tempo e microblog, permitindo 500 caracteres por postagem. Porém, a rede social também tem um pouco de Reddit por permitir a separação em comunidades específicas, chamadas de servidores.

Continua depois da publicidade

Mas além de visualizar o que está na comunidade de seu interesse, você pode seguir e interagir com pessoas de outros servidores e estar por dentro de tudo.

Post 

Essa rede social ainda está em fase de início, mas promete ser algo completamente diferente do normal. Isto pois é feita para garantir um debate rico entre os usuários. Sendo criado pelo Ex-Ceo do Waze, Noah Bardin, o foco inicial é em jornalistas e comunicadores especializados em temas específicos. 

Counter Social 

Por fim, a Counter Social é uma rede social completamente diferente de todas as outras. Isto pois ela se compromete a combater os trolls, a desinformação e a conduta agressiva em seu site. Tudo isso para manter um ambiente saudável e seguro para os usuários. Tanto que o seu foco é em segurança de dados e combate ao discurso de ódio, tirando assim o lado negativo das redes. 

Continua depois da publicidade

Leia também

VPN: o que é e como funciona a Rede Privada Virtual

A linha do tempo do bilionário Elon Musk, de herdeiro a alvo de intimação do STF

Museu do Twitter: Relembre as postagens brasileiras que marcaram a rede social

Musk cria perfil contra Alexandre de Moraes e promete vazar informações sigilosas do STF

Destaques do NSC Total