O ator Juan Paiva, de 26 anos, cresceu no Morro do Vidigal, um bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro. Autonomeado “cria” da favela, o carioca deu início a sua carreira artística ao ingressar no projeto “Nós do Morro” com apenas 8 anos de idade. Dois anos depois, participou de seu primeiro filme.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

De lá para cá, ele deu vida a diversos personagens da dramaturgia brasileira, sendo João Pedro (Renascer) e Balthazar (Justiça 2) os trabalhos mais recentes. Navegue pela reportagem abaixo para conhecer mais sobre a vida profissional e pessoal do novo galã da Globo.

Entre telinhas, telonas e palcos: os 16 anos da carreira de Juan Paiva

Aos 8 anos, Juan Paiva participou do projeto “Nós do Morro”, que deu início a sua carreira como ator. Seu primeiro trabalho, aos 10 anos, foi interpretando o Wesley no filme 5x Favela – Agora por Nós Mesmos. Ao longo de 16 anos de carreira como ator, Juan fez uma breve passagem no teatro, com Proteu na peça Os Dois Cavaleiros de Verona (2012). Depois disso, seu trabalho ficou divido entre telas do cinema, televisão e streaming.

Continua depois da publicidade

Com mais de 15 anos atuando profissionalmente, Juan começa ter reconhecimento no Brasil ao interpretar Anderson Rodrigues na Malhação: Viva a Diferença, da Globo (2017-2018). Esse mesmo personagem retorna na série As Five da Globoplay (2020-presente). Mas a escalada para o posto de “galã da Globo” começou quando ele deu vida a Ravi Pereira da Silva, personagem da “novela das nove”, Um Lugar ao Sol.

E não é só no Brasil que o ator é reconhecido. Em 2019, participou do Festival de Cannes, na França, com o filme Sick, Sick, Sick (Sem Seu Sangue) e M8: Quando a Morte Socorre a Vida. E em 2023, Juan ganhou o prêmio de Melhor Ator no Los Angeles Brazilian Film Festival por sua atuação como Buchecha no filme Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha.

Continua depois da publicidade

Em uma participação no programa Conversa com Bial, o ator afirmou que, quando criança, queria ser pediatra, mas o teatro chegou em sua vida como forma de quebrar sua timidez e, mesmo hoje, se esconde atrás dos personagens.

— Eu passava muito tempo no hospital porque tenho bronquite asmática e gostava muito do tratamento dos médicos. Mas ainda era uma dúvida. Depois eu fui entendendo, vendo o cinema e as referências do Vidigal. E eu vi que queria fazer teatro. — disse o ator durante o programa.

Linha do tempo profissional

  • 2010: 5x Favela – Agora por Nós Mesmos, filme que interpretou Wesley;
  • 2012: Os Dois Cavaleiros de Verona, peça que interpretou Proteu;
  • 2013: Vendo ou Alugo, filme que interpretou Coisa Ruim;
  • 2015: Totalmente Demais, “novela das sete” da Globo que interpretou Wesley Castro;
  • 2017 a 2018: Malhação: Viva a Diferença, série da Globo que interpretou Anderson Rodrigues;
  • 2019: Correndo Atrás, filme que interpretou Glanderson;
  • 2019: Sick, Sick, Sick (Sem Seu Sangue), filme que interpretou Arthur;
  • 2020 ao presente: As Five, série da Globo que interpreta novamente o Anderson Rodrigues;
  • 2020: M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, filme que interpreta Maurício;
  • 2021: Um Lugar ao Sol, “novela das nove” da Globo que interpretou Ravi Pereira da Silva;
  • 2022: Sob Pressão, participação especial na quinta temporada da série como Inácio;
  • 2022: The Masked Singer Brasil, participou do reality de música como Robô na segunda temporada;
  • 2023: Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha, filme que interpretou o Buchecha
  • 2024: De Pai para Filho, filme que interpreta José, o filho;
  • 2024: A Festa de Léo, filme que interpreta Julinho;
  • 2024: Suíte Magnólia, série do Canal Brasil onde interpreta PJ;
  • 2024: Renascer, “novela das nove” da Globo que interpreta João Pedro
  • 2024: Justiça 2, segunda temporada da série da Globoplay, onde interpreta Balthazar Gomes da Silva.

Continua depois da publicidade

Pai de Analice e marido de Luana

Com reconhecimento no Brasil e no mundo, Juan Paiva afirma, em um ensaio de fotos no Vidigal, que “não preciso de muito para me sentir-me capaz”. E foi ali, no Morro do Vidigal que a vida profissional e pessoal dele começou. Enquanto o projeto “Nós do Morro” impulsionou a profissão de ator, também foi no Vidigal que Juan conheceu, aos 16 anos, a esposa Luana Souza. Após uma década, ambos seguem juntos e compartilham a vida ao lado da filha, de nove anos, Analice.

— A gente se olhou, começou a trocar ideia e ela levou um bolo no meu aniversário e me pegou. Ser pai jovem me ajudou em muita coisa. Minha filha é uma benção. Tudo o que eu me proponho a fazer eu penso na minha filha e minha família. Não posso me permitir falhar como antes. — relembra Juan durante entrevista no Conversa com Bial.

Continua depois da publicidade

Tanto o ator quanto Luana não compartilham em suas redes sociais fotos da família. No caso de Juan, é possível ver fotos da caracterização dos personagens que interpreta em novelas, filmes e séries, até ensaios pessoais. Já Luana Souza destina sua conta para divulgar fotos de seu dia a dia e compartilhar projetos de marca de biquínis.

Leia também

Quem é Samantha Jones, atriz que interpreta Zinha no remake de Renascer

Quem é Giullia Buscacio, atriz que interpreta Sandra no remake de Renascer

Mãe foragida que matou a filha é tema de “A Guarda do Neto”, do Linha Direta

Destaques do NSC Total