Criado para ser o carro-chefe da gastronomia natalina de Joinville em 2023, o chinequetone, uma mistura entre o panetone e o tradicional chineque, foi desenvolvido pela chef Catarina Rizzi Rosar para ser o sucesso do Natal na cidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Vencedora de um dos episódios do programa “Que Seja Doce”, do canal GNT, a chef recebeu o desafio da Secretaria de Cultura de Joinville, em parceria com a Univille. O nome foi criado pela Secretaria e Catarina transformou em realidade.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— Como eu gosto muito de criar, foi bem interessante desenvolver. São dois produtos que têm características muito peculiares: o panetone tem um sabor bem marcante e o chineque que tem a farofa e o creme. Veio a ideia de misturar essas características principais — disse.

Continua depois da publicidade

De acordo com Catarina, a receita levou uma semana para ficar pronta, entre criação, degustação e aprovação.

— Primeiro, fiz a construção da receita na parte de fermentação natural e depois transformei em um processo mais industrial para poder ser vendida. Então, eu construí a questão do sabor, da massa e da textura e, em seguida, fiz os testes com o creme e com a farofa — explica.

Veja fotos do chinequetone de Joinville

Apesar do diferencial ser a junção de sabores e texturas em uma só receita, a chef teve cuidado ao misturar os tradicionais pratos.

Continua depois da publicidade

— Na criação original, eu não usei a essência do panetone que é o mais comum. Eu coloquei suco de laranja, raspas de limão e de laranja, vinho branco, frutas, farinha, açúcar, gema, manteiga. É um produto bem rico e saboroso — afirma.

Para ela, o chinequetone é o que Joinville precisava para apreciar ainda mais o Natal da cidade.

— Tem o sabor do Natal de Joinville. Aquela combinação inigualável de panetone com o gostinho do chineque. É especial. Tem que provar para entender — disse a chef.

Onde e como provar o chinequetone

Para conseguir experimentar a receita criada pela chef, basta ir até a Loja Encantada, anexa à Casa do Papai Noel, na Praça da Bandeira, no bairro Centro.

De acordo com a prefeitura de Joinville, são vendidos aproximadamente 30 chinequetones grandes e 50 pequenos por dia. O horário de atendimento é o mesmo das demais atrações do Natal, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e fim de semana das 15h às 23h. 

Continua depois da publicidade

A loja estará aberta até o dia 30 de dezembro e o chinequetone será vendido até esse dia. O custo do pequeno (150g) é de R$ 8,99. O custo do grande (500g) é R$ 29,90.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Arena Joinville reprova em vistoria para o Catarinense; JEC diz que fará ajustes

Tradicional Rua do Papai Noel abre com decoração natalina nesta sexta em Joinville

Paratletas do Norte de SC conquistam 6 ouros e elevam o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos 2023

Destaques do NSC Total