Um estádio de futebol modesto e desconhecido talvez tenha sido palco das maiores façanhas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Foi nele que duas seleções de um mesmo continente construíram a sua classificação para o Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá.
Continua depois da publicidade
O estádio Ergilio Hato fica em Willemstad, capital de Curaçao, um território autônomo do reino dos Países Baixos (Holanda); uma ilha próxima à costa da Venezuela. Ele foi inaugurado em 1900 e tem capacidade atualmente para 15 mil torcedores.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Foi nele que a seleção da casa mandou seus jogos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Apesar de a confirmação da vaga acontecer longe de casa, no empate por 0 a 0 com a Jamaica, sete dos 12 pontos do time no grupo B foram conquistados no Ergilio Hato. Uma façanha inédita com o peso de uma casa de respeito. Pela primeira vez Curaçao vai à Copa do Mundo.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Continua depois da publicidade
Mas a casa do time de Curaçao também foi cedida a outra nação. Durante a fase final das Eliminatórias a seleção de Haiti jogou como mandante no estádio as partidas do grupo C. Isso porque a capital do país, Porto Príncipe, está dominada por gangues que tomaram o estádio Sylvio Cator, impedindo jogos no local desde fevereiro de 2024.
E os haitianos sim, conquistaram a vaga no Ergílio Hato, em Curaçao, com a vitória por 2 a 0 sobre a Nicarágua. Ao todo foram sete pontos dos 12 conquistados pelos haitianos na sua “casa”.