Cinco escritórios de arquitetura da Grande Florianópolis integram o cobiçado ranking do Top 100 Kaza 2020. O evento de premiação aconteceu em Trancoso, na Bahia e conta com a chancela do Shopping Casa & Design. Além do reconhecimento do setor, os projetos vencedores vão integrar uma edição especial da revista Kaza.

Continua depois da publicidade

> Referência em SC, Shopping Casa & Design completa 20 anos com crescimento recorde

— Como parceiros desse concurso, que já tem 14 anos de tradição, é uma honra para nós ver trabalhos locais se destacando nacionalmente — comentou Celso Furtado de Mendonça, diretor do Shopping Casa & Design, sediado em Florianópolis.

Na lista, aparecem os escritórios Arte Arquitetura, Fernanda Salvagni Custom Architecture, Marco Antonio Medeiros Arquitetura, Mariana Pesca Arquitetura e Rosas Arquitetos Associados.

Uma casa com alma

O escritório Arte Arquitetura levou o prêmio pelo projeto de uma residência de 350m², desenvolvida para um casal que ama a natureza, os esportes, mas que também sabe curtir a vida dentro de casa junto do filho.

Continua depois da publicidade

A Arte Arquitetura foi responsável por todo o projeto, desde a sua concepção até a execução do projeto de interiores. O objetivo era atender ao desejo dos clientes de ter uma casa “com alma”, daqueles lugares prontos para receber os familiares e amigos com conforto e descontração.

Para alcançar essa atmosfera, os arquitetos decidiram pela integração de vários ambientes na parte interna, além da adequação da área externa, que recebeu piscina e deck. O projeto é bastante versátil, conta com boa luminosidade e é de fácil manutenção. 

Foram utilizadas as cores branco e cinza nas alvenarias e a casa recebeu esquadrias pretas com venezianas em madeira nos dormitórios. Nos detalhes de fachada, foram marcados volumes em pedra, brises, ripados, além do deck em madeira, que possui generosa área para churrasco e lazer.

Funcional e aconchegante

A arquiteta Fernanda Salvagni assina o projeto do apartamento garden, em Jurerê Internacional, criado para ser o lar de um homem solteiro, de 40 anos, que buscava conforto e um lugar para chamar de seu depois de anos vivendo em hotéis.

Continua depois da publicidade

O ambiente foi pensado para ser prático, funcional, dada a vida corrida do cliente.

O resultado foi um projeto masculino, que conversa com o estilo do morador, urbano, mas que cria cavalos e tem paixão pela vida no campo.

— Optamos por móveis de design original para trazer aconchego e modernidade. Um sofá em couro italiano verde foi colocado na sala e a cama do quarto foi revestida em couro caramelo — conta a profissional.

confraria itapema
Sala de estar (Foto: Lio Simas)

Outros dois pontos altos destacados por ela foi a mobília atemporal, com desenho sofisticado, e uma bancada na cozinha em madeira natural, para contrapor com o inox, que predomina no restante do ambiente.

— O prêmio veio como um reconhecimento da minha carreira, esforço, horas não dormidas, momentos longe da minha família. Enfim, a dedicação que eu tenho com os meus clientes é muito grande e eu fiquei emocionada ao saber que fui premiada — comentou a arquiteta, ao falar do reconhecimento no Top 100 Kaza.

Continua depois da publicidade

Mi casa, su casa

Marco Antonio Medeiros emplacou no Top 100 Kaza com um projeto de living e sala de jantar integrados e multifuncionais. O objetivo do espaço era atender às diferentes necessidades dos moradores, que adoram receber a família, amigos e clientes em sua casa. Também havia uma preferência por tons claros, criando uma base neutra ideal para evidenciar as obras de arte e os objetos importantes, daqueles que os moradores colecionam com carinho.

— Utilizamos uma base quase monocromática nos móveis fixos e soltos, deixando o contraste de cor para as obras de arte e adornos. A marcenaria destaca-se por ser um móvel único que atende tanto o estar como a sala de jantar: um balcão suspenso com apoio para o home theater, bar e buffet — destaca o profissional. 

Confraria Itapema
Projeto Andorra (Foto: Yes Marketing Digital)

Assim, o projeto ganhou uma vibe artística, colorida, mas sem excessos.

O prêmio chega em boa hora, uma vez que o escritório inovou durante a pandemia e criou novos produtos para se adequar aos anseios e mudanças geradas pela pandemia.

Continua depois da publicidade

— Precisamos nos reinventar sempre e sem medo de encarar novos desafios. A prova disso tudo é estar entre os finalistas do Top 100 Kaza. É mais do que uma alegria, é uma verdadeira resposta a tudo que entregamos neste período — celebra o arquiteto.

O paraíso em panorâmica

O escritório Mariana Pesca Arquitetura garantiu seu lugar no ranking nacional com um living de 100 m², que integra sala de estar, jantar e home theater com uma vista panorâmica do mar. A ideia era dar a sensação de que o espaço estivesse flutuando no oceano.

Peças assinadas com o design brasileiro foram uma ótima escolha e trouxeram bossa ao espaço, ocupado por um casal de brasileiros que se divide entre uma vida aqui e outra na Austrália. Para harmonizar características dos dois países, o clássico e moderno foram a base para compor um ambiente que se conecta com as belezas da natureza que o cerca.

confraria itapema
Living (Foto: Fabio Severo Jr)

Esta foi a terceira vez consecutiva que Mariana foi selecionada no prêmio Top 100 Kaza.

Continua depois da publicidade

— É sempre gratificante participar do Top 100 Kaza. É um reconhecimento do trabalho do escritório e uma oportunidade para estar em contato com profissionais de todo o país — disse.

Premiação como oportunidade

O prêmio do Top 100 Kaza chega para tornar a história do escritório Rosas Arquitetos Associados ainda mais memorável. O projeto vencedor faz parte de uma residência de 800m², na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, e contempla a cozinha gourmet e a sala de jantar integradas em uma área de 40m² no total.

— O cliente queria um ambiente integrado que surpreendesse, mas que ao mesmo tempo fosse clean e minimalista. Como não poderia faltar o aconchego, trouxemos as cadeiras em couro e escolhemos uma mobília com bastante sofisticação e bastante funcional — destacou o arquiteto Rafael Monteiro.

confraria itapema
Cozinha (Foto: Lio Simas)

Outro ponto do projeto que trouxe claridade ao ambiente foi a opção pelo Corian Branco, com laca no revestimento dos móveis.

Continua depois da publicidade

Rafael explica que o projeto apresentado para concorrer ao prêmio foi uma escolha criteriosa, porque são muitos arquitetos bons concorrendo.

— Muitas vezes isso nos linka com potenciais clientes de outras regiões do país. Como aconteceu com a gente em 2019, em plena premiação. Durante o evento, fechamos um negócio com um cliente novo. Ou seja, além do reconhecimento no meio, é uma ótima forma de divulgar o nosso trabalho — comentou.

Destaques do NSC Total