O debate sobre a criação de praias privatizadas ficou em alta nas redes sociais. Isso porque já está sendo discutida uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Senado que permitiria a privatização de locais do tipo que estivessem sob posse da Marinha do Brasil. Caso a proposta seja aprovada, algumas praias pelo Brasil, por exemplo, podem ser cedidas para a iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

E não somente as da Capital catarinense passariam por isso! Demais praias no Litoral do Estado também poderiam passar por esse processo num futuro próximo caso a PEC venha a ser aceita. Mas, apesar do assunto estar sendo discutido no Brasil só agora, vários países do mundo já possuem praias privatizadas. Confira, então, onde elas estão localizadas e como se encontram essas praias atualmente.

Continua depois da publicidade

Veja as praias privatizadas pelo mundo

1 – Praia de Whitehaven, Austrália

Sendo um dos lugares mais bonitos do mundo, Whitehaven é uma praia privativa que só pode ser acessada através de botes pagos.

2 – Praia Kauapea, Havaí

Sendo bastante inacessível no passado, essa praia agora tem uma passagem estreita que possibilita o acesso até ela. Mas, ainda asssim, é necessário pagar um valor considerável para chegar de forma segura nela. E, apesar de ser arriscado para nadar na região, a praia é boa para visualizar golfinhos.

Continua depois da publicidade

3 – Half Moon Bay, Estados Unidos

A primeira praia que foi reconhecida como propriedade particular de uma pessoa é a Half Moon Bay, localizada na Califórnia, Estados Unidos. Pertencente ao bilionário Vinod Khosla, a região esteve recentemente em uma disputa jurídica, mas seguiu como propriedade do empresário do Vale do Silício. 

4 – Curtain Bluff, Antigua

Localizada em um resort, a praia é uma das mais bem avaliadas entre as privatizadas. Ela conta até mesmo com um all inclusive de charutos cubanos e vinhos diversos. Quanto a sua localização, a praia se encontra entre duas baías paradisíacas.

5 – Ilha Laucala, Fiji

Localizada no Pacífico Sul, mais precisamente no arquipélago de Fiji, a Ilha Laucala se destaca pelo design único e pelas inúmeras opções que oferece em termos de passeio: quem vai até lá pode curtir não só suas belezas naturais mas também visitas em em iates, spas e mergulhos em recifes de corais. 

Continua depois da publicidade

6 – Playa Minitas, República Dominicana

Localizada no município de La Romana, ao sudeste do território da República Dominicana, a Playa Minitas é de uso exclusivo dos hóspedes do chamado Casa de Campo Golf Resort. Assim, quem a acessa tem um espaço privativo nadar, tomar banho de sol ou desfrutar de bons drinks.

Leia mais

7 indícios de que a Amazônia pode ajudar a amenizar os problemas climáticos

Destaques do NSC Total