O filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2026. O anúncio, feito na noite deste domingo (4), foi marcado por polêmica e momentos de constrangimento.

Continua depois da publicidade

O filme “O Agente Secreto” venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira ao concorrer com “Foi Apenas um Acidente”, “A garota canhota”, “No other choice”, “Sirat” e “Belén”. Apesar de ter levado a melhor, Kleber Mendonça Filho recebeu o troféu durante uma entrevista, ainda no tapete vermelho.

O momento logo repercutiu na internet e gerou críticas dos brasileiros: “achei desrespeitoso. Uma categoria internacional. Nunca vi isso acontecer”, comentou uma pessoa no X. “Bem desrespeitoso para qualquer categoria, mas sendo a de melhor filme (mesmo que internacional), foi bem feio mesmo. Nem teve tempo dele fazer um discurso”, escreveu outra pessoa.

Wagner Moura também concorreu na categoria de “Melhor Ator” pelo papel em “O Agente Secreto”, contudo, quem levou o prêmio foi Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”.

Veja o momento

Wagner Moura alfineta Critics Choice Awards

Além da premiação durante o tapete vermelho, críticas feitas por Wagner Moura durante a entrega da categoria de “Melhor Filme”, a principal da noite, também repercutiram nas redes sociais. Isso porque o ator brasileiro alfinetou a organização do evento durante a entrega do prêmio ao dizer que, para o Brasil, aquele seria o “melhor filme internacional”.

— Ou, para nós do Brasil, esse é o Melhor Filme Internacional. Aqui estão os nomeados — brincou o ator ao anunciar o prêmio para “Uma Batalha Após a Outra”.

O momento, visto com humor por quem estava na plateia, repercutiu nas redes sociais: “Wagner Moura com a melhor piada da noite”, escreveu um usuário. “Wagner Moura jogando shade aprendeu direitinho com o próprio fandom“, disse outro.

O Critics Choice é promovido pela Associação dos Críticos de Cinema (BFCA) dos Estados Unidos. A premiação é considerada um termômetro para o Oscar, que em 2026 acontecerá no dia 15 de março.

Veja as fotos de O Agente Secreto