Nada substitui a calma e a tranquilidade que surgem após passar um dia junto à natureza. Por isso, aos fins de semana, feriados ou férias, muitos moradores de capitais ou cidades buscam fugir da rotina e se refugiar em parques, jardins ou fazendas. Os benefícios da proximidade com a natureza são tão transformadores que já foram comprovados através de pesquisas científicas. Pesquisas sugerem, inclusive, que o contato com riachos, plantas e animais pode exercer grande potencial no fortalecimento da saúde mental.
Continua depois da publicidade
> Hotel fazenda é o local ideal para levar as crianças
Uma recente pesquisa publicada pelo The World Journal of Biological Psychiatry indica que passar mais tempo ao ar livre influencia diretamente na estrutura cerebral, especialmente no córtex pré-frontal, região responsável pelo planejamento, desenvolvimento cognitivo e regulação das ações. Esse resultado comprova que essas funções atuam melhor com o aumento do convívio com o natural.
Além disso, o contato com a natureza reduz o número de cortisol, hormônio associado ao stress, contribui para diminuir o índice de processos inflamatórios, frequência cardíaca, pressão alta e ansiedade. Em contraponto, é indispensável para o aumento da criatividade, a capacidade de lidar com situações adversas, a concentração, e além de tudo, a imunidade e defesa do organismo.
Natureza como tratamento
Em alguns países, o contato com a natureza é tão valorizado que chega a ser prescrito na medicina. No Japão, país que se destaca mundialmente por sua longevidade, existe o conceito chamado “banho de floresta”, em que as pessoas entram na mata para relaxar. Na Escócia, caminhadas em parques são prescritas como tratamento do diabetes, de doenças cardíacas e psiquiátricas.
Continua depois da publicidade
Devido ao fator terapêutico do natural, buscar alternativas para fortalecer esse contato tem sido um dos grandes desafios da atualidade. Por isso, plantar árvores e construir parques é uma prioridade atual. Uma pesquisa da Universidade de Harvard com o Brigham and Women’s Hospital mostrou que essa proximidade tem impacto na mortalidade. Após entrevistarem mais de 108 mil mulheres, os cientistas descobriram que a longevidade das que viviam em áreas mais verdes era 12% maior do que as habitantes de grandes centros urbanos.
A mesma pesquisa apontou, ainda, redução nos riscos para diversas doenças: 41% de chance a menos de desenvolver doenças renais; 34% em casos de doenças respiratórias e 13% a menos em casos de câncer.
Destino ideal para se reconectar à natureza
Com a correria da rotina e a ausência de biodiversidade nos grandes centros urbanos, ter uma experiência de proximidade total com a natureza pode ser algo raro. No entanto, a alternativa perfeita para fugir deste contexto e se reconectar com o meio ambiente pode estar na divisa entre os municípios de Massaranduba e Blumenau, em Santa Catarina. É esse o endereço do Hotel Fazenda Casarão do Vale, o destino perfeito para fugir da rotina e viver uma experiência do dia a dia no campo.
De acordo com Frank Utech, diretor do espaço, toda a estrutura foi pensada para oferecer experiências de relaxamento, tranquilidade e reconexão com a natureza para toda a família. Por isso, além de uma alimentação típica e paisagens incríveis, os hóspedes têm acesso a uma série de passeios e atividades que só o interior pode proporcionar.
Continua depois da publicidade
— Estar no Hotel Fazenda nos possibilita a oportunidade de se desligar da vida agitada, poder escutar o canto do galo ou do pavão, sentir o cheiro do fogão à lenha, ouvir os pássaros. Tudo isso é muito importante para relaxar — destaca Frank.
Segundo ele, entre os destaques, estão as caminhadas ecológicas. Além de os hóspedes estarem rodeados por palmeiras, pinus e animais, eles ainda podem observar os lagos do hotel. Nestes espaços, são criadas as tilápias, já que a piscicultura é um dos grandes diferenciais do Casarão do Vale. Ainda, é possível interagir com a natureza através de passeios de charrete ou cavalgadas pelo bosque.

Para as famílias, uma ótima experiência de contato com os animais é através de um passeio que permite alimentar os peixes, aves, ovelhas e vacas de forma lúdica. A estrutura ainda comporta piscina aquecida, banheiras de ofurô, campo de futebol e área de recreação para as crianças.
Outro destaque do Hotel Fazenda Casarão do Vale está na alimentação. A gastronomia tem uma proposta bem tradicional, permitindo que os hóspedes consigam resgatar a memória afetiva relacionada à comida do interior. São quatro refeições ao dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. As refeições são servidas no fogão à lenha, e contam com uma grande variedade de pães, bolos, cucas e outras comidas variadas.
Continua depois da publicidade
Ainda, o Casarão do Vale oferece diversos pacotes de hospedagem e condições especiais para que toda a família consiga viver essa experiência em conjunto.
Para saber mais sobre a estrutura e as atividades do Hotel Fazenda, acesse o site ou entre em contato pelo WhatsApp.
Leia também
Viagem em família: Confira dicas do que fazer em um hotel fazenda
Saiba como aproveitar as experiências de um Hotel Fazenda sem precisar de hospedagem