O Brasil venceu a China neste sábado (4) e avançou aos playoffs do Grupo Mundial I da Copa Davis. Nas duplas, Felipe Meligeni e Rafa Matos garantiram a classificação ao baterem Jie Cui e Ze Zhang em sets diretos, com parciais de 6-2 e 6-3, em Florianópolis. Ainda houve tempo para ser promovida a estreia no torneio de Gustavo Heide, que disputou apenas três games, até que o adversário desistiu de jogar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região
Sob forte calor no saibro do Costão do Santinho, Meligeni e Matos entraram em quadra precisando vencer para manterem o Brasil no Grupo Mundial I, o primeiro escalação da competição. A princípio, a dupla brasileira iria jogar contra Rigele Te e Ze Zhang, mas o primeiro deles acabou substituído por Jie Cui, que apresentou bom desempenho contra Thiago Monteiro no dia anterior, ainda que superado.
Os chineses fizeram uma partida difícil. No set inicial, venceram o primeiro game e forçaram muitos erros dos brasileiros, até que Meligeni e Matos reagiram e conseguiram fechar o set em 6-2.
No segundo set, a escrita foi a mesma: os chineses chegaram a abrir 2-1, mas o apoio da torcida manezinha empurrou Meligeni e Matos para uma virada por 6-3.
Continua depois da publicidade
— Mesmo com o nervosismo e a pressão de jogar em casa, foi minha primeira vez, a gente fez um bom jogo. O Felipe devolveu bem, eu não estava me sentindo tão bem no início para a devolução, então fiquei mais com outros recursos. Mas a gente se manteve se apoiando o tempo inteiro. Conseguimos puxar a energia ao nosso favor — disse Rafa Matos.
— Foi um jogo de bastante nervosismo da minha parte no começo. Ter que fechar o confronto traz um pouco de pressão, mas fizemos um bom trabalho durante a semana e conseguimos trazer isso para quadra dentro dos momentos difíceis. Jogar em casa é sempre muito especial. Estava bem emotivo com o Fernando Meligeni pela primeira vez comigo na Copa Davis, senti um pouco da pressão, mas consegui lidar bem — completou Felipe Meligeni, sobrinho do Fininho.
Apesar da classificação já garantida para o Brasil com o resultado, ainda haveria o quarto jogo, para prestigiar o público presente e os fãs que acompanhavam a competição pela transmissão do SporTV 3. A partida que encerrou a etapa do torneio em Florianópolis, no entanto, durou menos que o esperado.
Gustavo Heide, que a princípio não iria jogar na Copa Davis, tomou o lugar de Thiago Monteiro para a disputa simples contra Rigele Te. Após o brasileiro abrir três games a zero, o chinês não quis voltar para a partida e, alegando dores musculares, desistiu. Assim, o Brasil fechou a etapa catarinense com vitória por 4 a 0 sobre a China no saldo geral.
Continua depois da publicidade
O Brasil voltará a disputar a competição em setembro, quando tentará ida às finais da Copa Davis, previstas apenas para o ano que vem. O adversário da próxima etapa será conhecido na quinta-feira (9), ocasião em que a Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) realiza um sorteio.
Leia mais
Copa Davis! Veja as fotos dos VIPs na vitória do Brasil, em Floripa
Copa Davis em Florianópolis impulsiona arrecadação, empregos e ocupação hoteleira
Copa Davis: Imagens revelam como é a área vip no evento em Florianópolis