Uma das grandes tradições do Réveillon brasileiro é utilizar roupas de uma cor específica para atrair algo durante o novo ano. Enquanto o branco representa paz, outras cores podem atrair dinheiro, amor, esperança, saúde e várias outras. Pode parecer uma simples superstição, mas a “Psicologia das Cores” é um campo que estuda como a mente interpreta os pigmentos e explica como criamos sentidos para cada cor.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

De acordo com a doutora em semiótica Luciana Martha Silveira, o significado das cores é uma construção cultural “não se vê a cor isoladamente, mas sim ligada a objetos. Estes objetos trazem uma história de construção de significados”, afirma em seu livro, Introdução à Teoria da Cor.

Arraste para o lado e veja o que cada cor atrai no Ano Novo

Continua depois da publicidade

Branco

Essa é a cor mais comum da virada do ano, e não é para menos. De acordo com Silveira, o branco representa entre outras coisas paz, sabedoria e limpeza. Portanto, é o ideal para quem almeja um ano tranquilo, purificando tudo de ruim que aconteceu no ano anterior.

Vermelho

Já essa cor é a indicada para quem quer algo mais intenso. Segundo Luciana Martha Silveira, vermelho é a cor do perigo, da coragem, do amor e da paixão. Por isso, é perfeita para quem quer atrair amores, conquistas e aventuras.

Verde

O verde, por sua vez, é recomendado por quem almeja crescimento financeiro. A Dra. Luciana aponta que esta é a cor do dinheiro e da sensação de prosperidade. Então, se você quer mais dinheiro ou crescimento profissional, essa é a escolha correta.

Amarelo

O amarelo é uma cor que representa calor e alegria, de acordo com a Teoria das Cores. Portanto, para quem quer felicidade e criatividade, essa deve ser a escolha. Além disso, algumas linhas teóricas também associam essa cor com dinheiro.

Continua depois da publicidade

Azul

O azul é a cor para os que querem ter mais firmeza e assertividade nas tomadas de decisão no novo ano. Já que o London Image Institute aponta que a cor transmite confiança, lealdade e competência. Além disso, é uma opção para quem quer paz e tranquilidade, mas não gosta da cor branca. 

Preto

De antemão, o preto é uma cor polêmica para o Réveillon. Isto pois algumas religiões e culturas acreditam que a cor traz energias negativas. Porém, a professora Luciana Silveira levanta que pode significar autoridade e é uma cor recomendada para quem quer independência ou poder de decisão.

Laranja

Conforme o London Image Institute, o laranja traz confiança, sociabilidade e coragem. É uma cor muito vibrante e que pode trazer um 2024 com mais autoestima e um estímulo para conhecer pessoas novas. 

Roxo

Ainda segundo o mesmo instituto, o roxo está muito ligado à espiritualidade. Portanto, é recomendado para quem quer se conectar consigo mesmo e com sua fé. Além de abrir caminho para sabedoria e introspecção.

Continua depois da publicidade

Rosa

As teorias da Psicologia das Cores demonstram que o rosa está ligado à harmonia e à compaixão. Assim, é ideal para quem quer viver um romance em 2024, um amor mais carinhoso e menos intenso que quem usa o vermelho para paixão.

Marrom

Por fim, o Marrom é uma cor que pode representar sobriedade e confiabilidade. Portanto, é indicado para quem quer mais organização e um ano mais com situações dentro do controle.

Leia mais

O que cada tipo de óleo essencial causa além do aroma

O que cada tipo de cristal atrai além de boas energias

Quanto rende o prêmio da Mega da Virada 2023 em diferentes investimentos

Destaques do NSC Total