O decreto estadual que estabelece a suspensão de serviços considerados não essenciais em Santa Catarina afeta as agências bancárias de todos os municípios. Em Blumenau, tanto o Sindicato dos Bancários quanto a Polícia Militar passaram por algumas agências nesta quarta-feira (18) para instruir os responsáveis quanto à determinação. Nesta quinta-feira (19), todas estarão fechadas para atendimento ao público
Continua depois da publicidade
— Hoje toleraram o funcionamento porque todo mundo foi pego de surpresa, não tem como os bancos se preparem em um estalar de dedos. Vai levar uns dias para isso — disse o presidente do sindicato, Edson Luiz Heemann, sobre a situação dos trabalhadores.
Apesar de não haver atendimento aos clientes, ainda não está claro se os bancários serão liberados das atividades para permanecerem em isolamento em casa, conforme a orientação do governo. Conforme Heemann, em algumas unidades pessoas do grupo de risco do coronavírus foram liberadas. O home office também foi autorizado para aqueles que prestam serviços que podem ser feitos remotamente.
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
A Cooperativa Viacredi fechou as portas já ao meio-dia desta quarta. Em nota, informou que os eventos estão suspensos por tempo indeterminado, incluindo assembleias e ações educacionais.
Continua depois da publicidade
“Os caixas eletrônicos seguem operando para saques e outros serviços. Os ambientes estão sendo constantemente higienizados e a solicitação é para que os cooperados evitem aglomerações nestes espaços. Caso haja filas, que elas sejam dispostas do lado de foram do posto de atendimento”, alertou.
— Os caixas eletrônicos dos bancos estarão funcionando normalmente, então as pessoas podem pagar contas e sacar dinheiro — complementou o presidente.
A medida é válida por sete dias e pode ser ampliada de acordo com novas orientações.