nsc
    dc

    Cultura na pandemia 

    Coronavírus: artistas de Santa Catarina se unem virtualmente e lançam duas músicas inéditas 

    Iniciativa faz parte do movimento ConectArteSC, criado para tentar contornar a crise causada pelo covid-19

    20/03/2020 - 14h37 - Atualizada em: 20/03/2020 - 14h54

    Compartilhe

    Marina
    Por Marina Martini Lopes
    Artistas catarinenses lançam músicas inéditas durante quarentena
    Artistas catarinenses lançam músicas inéditas durante quarentena
    (Foto: )

    Para driblar a falta de arrecadação causada pelo cancelamento ou adiamento de diversos shows e eventos, suspensos nos últimos dias em função da pandemia de coronavírus, a classe artística de Santa Catarina se uniu no coletivo ConectArteSC - e, nesta sexta-feira, o projeto lançou uma música inédita, batizada com o nome Todos Juntos. Neste final de semana, mais uma nova faixa será divulgada; e as duas vêm acompanhadas de vídeos.

    > Em página especial, saiba tudo sobre coronavírus

    Todos Juntos é um blues assinado pelo compositor Terence Martinelli. "Tem uma letra muito simples que nos lembra de algo fundamental: temos uma voz coletiva e precisamos, juntos, seguir em frente", ele diz sobre a canção. A outra composição é Pra Não Deixar Sem Música, de Chico Martins, do Dazaranha. "O mundo sem arte perde movimento e beleza, por isso me engajei neste projeto: porque sei que a música é importante e se torna ainda mais em situações como essa", diz o artista.

    A produção dos vídeos, que envolveu dezenas de pessoas, foi feita de forma totalmente virtual: cada artista gravou a sua parte em casa e enviou pela internet. A montagem do material em áudio ficou a cargo do produtor musical Duda Medeiros. "O que está acontecendo no mundo é uma paulada, mas talvez sirva para nos lembrar do que é realmente essencial e de que, sem empatia, o caminho fica muito mais difícil", ele opina. "

    A edição das imagens ficou a cargo do fotógrafo e videomaker Antônio Rossa, enquanto quem assina a parte visual de Pra Não Deixa Sem Música é o produtor audiovisual Fernando Pereira Oliveira.

    Confira o resultado:

    Mayer Soares, designer e ilustrador, criou a arte da capa do single Todos Juntos. "É a junção de várias cores, para mostrar que os artistas estão unidos em pensamentos e ações, mesmo que não estejam fisicamente próximos", explica.

    As duas faixas fazem parte de um movimento maior, que ganhou o nome de ConectArteSC e conta com a participação de mais de 200 profissionais, entre eles artistas do teatro, do circo, das artes visuais e da dança, além de técnicos de som e iluminadores. O movimento surgiu espontaneamente, com o objetivo de mostrar à sociedade que a hora é de união - e também para buscar alternativas para a falta de shows e, por consequência, para a falta de arrecadação.

    "A ideia, explica Antônio Rossa, é levar entretenimento para o público, através de novos meios e novos formatos de apresentação, e promover eventos online com engajamento e bilhetagem espontânea", explica Antônio Rossa. Estimativas iniciais, apenas destes primeiros dias, apontam que mais de 3,5 mil eventos musicais foram cancelados em Santa Catarina, com um prejuízo ainda sendo calculado.

    A outra frente do ConectArteSC é dialogar com o governo e com os empresários locais para pensar estratégias a curto e médio prazo que atenuem os prejuízos financeiros desencadeamos pela epidemia do novo coronavírus. Os prejuízos acarretados pela impossibilidade de se fazer eventos culturais não atingem só quem atua no palco, mas prejudicam também produtores, técnicos, empresas de som e luz, empresa de locação de vídeo, garçons, trabalhadores da limpeza, motoristas, rede hoteleira etc.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas