nsc

    A distância

    Coronavírus: Câmara de São José é a primeira do Brasil a implementar sistema do Senado e faz votação on-line nesta terça-feira

    Casa legislativa adapta forma de realização das sessões para retomar o trabalho em meio à pandemia.

    31/03/2020 - 14h25 - Atualizada em: 31/03/2020 - 14h35

    Compartilhe

    Kadu
    Por Kadu Reis
    Câmara Municipal de São José inicia utilização de sistema para votações on-line
    Câmara Municipal de São José inicia utilização de sistema para votações on-line
    (Foto: )

    A Câmara Municipal de São José realiza a primeira sessão extraordinária com votação remota nesta terça-feira (31) por conta da pandemia de coronavírus. A casa recebeu um sistema disponibilizado pelo Senado e irá deliberar um projeto que estabelece o funcionamento on-line do legislativo. Na região, Florianópolis já aprovou as votações à distância, enquanto Palhoça e Biguaçu têm as atividades suspensas no momento.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    Com o sistema remoto, apenas dois funcionários técnicos do legislativo de São José e um colaborador do setor de comunicação trabalham presencialmente na casa. A Câmara Municipal será a primeira do país a utilizar o sistema oferecido pelo Senado. A votação on-line foi testada, mas ainda deve demandar ajustes. Após uma aprovação das deliberações remotas, os vereadores devem fazer nova sessão nesta quarta para votar a criação de um fundo municipal para juntar recursos visando o combate ao coronavírus.

    — A gente precisa se adequar a este momento e a alternativa para dar continuidade ao trabalho legislativo e poder auxiliar o executivo nas ações de enfrentamento. Nós passamos os últimos dias ajustando a tecnologia que o Senado utiliza, que foi cedida gratuitamente à Camara de São José. Após a sessão faremos outra videoconferência para avaliar e ajustar o que for preciso. Amanhã já temos sessão marcada novamente — afirma o vereador Michel Schlemper, presidente da Câmara Municipal de São José.

    Ouça a entrevista com o vereador Michel Schlemper:

    Em Florianópolis, a casa legislativa realizou uma videoconferência nesta segunda-feira aprovando a realização de sessões à distância. Apenas o presidente, vereador Fábio Braga, e dois funcionários trabalharam presencialmente. Sem a definição de um sistema on-line até o momento, as sessões das câmaras de Palhoça e Biguaçu estão suspensas por conta da pandemia de coronavírus.

    Saiba tudo sobre o coronavírus no NSC Total

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas