nsc
dc

Cuidados

Coronavírus: como e quando usar máscaras e álcool gel 

Principal recomendação dos órgãos de saúde é lavar as mãos e manter a higiene básica 

04/03/2020 - 15h02 - Atualizada em: 02/04/2020 - 09h43

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Coronavirus
(Foto: )

Com o aumento no número dos casos do novo coronavírus em Santa Catarina e no Brasil, cresce também o volume de boatos sobre a doença e, com isso, o medo da contaminação.

Os bons hábitos de higiene são apontados como a principal forma de prevenção contra o vírus, que é transmitido por gotículas das pessoas contaminadas, como na tosse ou no espirro.

Confira algumas das principais orientações, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e o Ministério da Saúde:

Máscara só para quem está doente

A busca por máscaras nas farmácias teve um salto em todos os países, inclusive com preços abusivos sendo praticados em vários locais. No entanto, ela não é uma forma de prevenção para quem não está doente.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de SC, a máscara é indicada apenas para quem está com sintomas de síndromes gripais, para que evitem a contaminação de outras pessoas perto. As máscaras duram apenas um tempo limitado e não servem como prevenção para quem não está doente.

Os sintomas que demandam atenção são febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo.

Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Recomendações para todos

“Estamos em um momento de lavar as mãos e lavar as mãos”, destacou o secretário de Saúde de SC, Helton Zeferino, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (4) em Florianópolis. A fala resume a principal orientação que serve para qualquer pessoa: lavar bem e com frequência as mãos, com água e sabão, e nos intervalos usar também o álcool gel.

Como lavar as mãos
(Foto: )

Vale também o cuidado de limpar objetos como o celular e o mouse do computador, além de talheres compartilhados e outros itens. Veja na imagem abaixo:

Itens contaminados
(Foto: )

Outra recomendação feita é para que as pessoas evitem lugares fechados, sem circulação de ar, e cubram a boca e o nariz com o braço na hora de espirrar ou tossir, sem usar a mão.

Colunistas