nsc
hora_de_sc

Dicas

Coronavírus: confira os cuidados com os pets    

Saiba quais principais recomendações e os principais fatos sobre os animais de estimação e o covid-19

19/03/2020 - 09h32 - Atualizada em: 19/03/2020 - 09h36

Compartilhe

Por Carolina Marasco
Entenda como proteger o seu pet na pandemia de coronavírus
Entenda como proteger o seu pet na pandemia de coronavírus
(Foto: )

Com a recomendação de quarentena pelo crescimento de casos do novo coronavírus no Brasil e no mundo, muitas pessoas precisam conviver ainda mais com os animais de estimação. Mesmo sem dados significativos sobre a transmissão do covid-19 em pets, é necessário reforçar os cuidados no período.

Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus. Há apenas o registro de um cachorro em Hong Kong que foi detectado com a presença do vírus.

Ainda segundo o médico-veterinário e integrante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Wanderson Ferreira, um tipo do coronavírus até pode afetar os pets, mas não possui relação com o tipo da pandemia mundial.

- Existe um tipo de coronavírus que atinge o trato gastrointestinal de cães, podendo desencadear um processo de diarreia e vômito. Mas o homem é resistente a ele e não tem nada a ver com o Covid-19, que ataca as vias respiratórias - esclarece o médico-veterinário.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária reuniram orientações para tutores de animais de estimação e médicos-veterinários durante a epidemia do novo coronavírus.

Confira a seguir as principais recomendações e os principais fatos sobre pets e o covid-19.

Pacientes com o novo coronavírus precisam afastar-se dos pets

Quem já contraiu o novo coronavírus precisa evitar o contato com os animais de estimação, segundo a OMS. Esse cuidado é necessário já que não há dados sobre a infecção do covida-19 em pets.

Para quem precisa ter contato com os pets, a recomendação é usar luvas e máscara facial sempre que possível.

Como manter os cuidados durante os passeios

Evite passear com os animais em locais de grande circulação de pessoas, como parques ou praças. Como em Santa Catarina, o decreto de emergência determina que a aglomeração está proibida, escolha um local em que pessoas não costumem circular. O ideal é que só você e seu bichinho participem do passeio.

Os animais de estimação transmitem ou pegam o covid-19

Não há certeza sobre a transmissão ou aquisição do novo coronavírus entre animais. O único caso de detecção do covid-19 em animais é do cachorro em Hong Kong.

Pesquisas e estudos estão sendo realizados para que se saiba quais animais podem ser suscetíveis ao novo coronavírus.

Quais os cuidados de higiene com o coronavírus e os pets

Os hábitos de higiene com os animais de estimação devem ser redobrados durante a pandemia do novo coronavírus. Lave bem as mãos antes e depois de brincar ou tocar nos animais.

Higienize as mãos com água e sabão após manusear os alimentos e limpar a urina e as fezes do pet. Evite beijar, receber lambidas ou compartilhar alimentos com os animais de estimação.

Confira as mudanças em SC com o decreto de emergência pelo coronavírus

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

Colunistas