nsc
dc

Criatividade

Coronavírus: destilaria de cachaça em SC produz álcool 70% para hospitais e postos de saúde

Equipe da Epagri ajudou família dona de destilaria artesanal no Meio Oeste a transformar álcool 46% em 70%

25/03/2020 - 16h58 - Atualizada em: 26/03/2020 - 09h45

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Destilaria transforma álcool para higienizar hospitais
Equipamento usado no processo serve para a produção de cachaça artesanal em pequena escala
(Foto: )

Uma família de produtores de cachaça artesanal no Meio Oeste catarinense encontrou uma maneira criativa de ajudar a rede de saúde durante a pandemia do coronavírus. Com a ajuda de profissionais da Epagri, a destilaria já produziu 30 litros de álcool 70% para a higienização de hospitais e postos de saúde em Curitibanos e região.

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

A ação foi o resultado de uma parceria entre a família de agricultores Girotto, do Assentamento Primeiro de Maio, com a prefeitura de Curitibanos e técnicos da Epagri e da UFSC. O processo foi feito com um destilador de fluxo contínuo, uma ferramenta adaptada e difundida pela Epagri para a produção de cachaças artesanais em pequena escala.

A ideia partiu do professor de química da UFSC em Curitibanos, Cristian Soldi, que entrou em contato com a extensionista da Epagri Adriana Francisco. Outros técnicos também foram consultados para colocar o plano em prática com o destilador da família Girotto.

A prefeitura de Curitibanos doou 76 embalagens de álcool 46% e levou até a propriedade rural, onde o produto passou pelo destilador em fluxo lento e com controle de temperatura, chegando a um álcool de graduação variável entre 85% e 86%, que depois foi reduzido para 30 litros de álcool 70% - indicado para a higienização contra o coronavírus.

A qualidade do produto foi testada em laboratório pelo professor Soldi e o produto foi encaminhado para ser utilizado na rede de saúde em Curitibanos.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Saúde

Colunistas