nsc
    dc

    Decreto

    Coronavírus em Chapecó: Transporte Coletivo é mantido só com passageiros sentados e janelas abertas 

    Haverá alteração de horários e foco é para profissionais de saúde e agroindústrias 

    18/03/2020 - 11h53

    Compartilhe

    Darci
    Por Darci Debona
    Transporte coletivo de Chapecó deve circular com janelas abertas
    Transporte coletivo será mantido em Chapecó, mas sem passageiros em pé
    (Foto: )

    O transporte coletivo em Chapecó funcionou normalmente na manhã desta quarta-feira e deve continuar funcionando com algumas restrições. No final da manhã, o prefeito Luciano Buligon disse que, vai acatar as medidas do decreto de emergência do Governo do Estado, com exceção da suspensão do transporte municipal.

    Os ônibus continuarão circulando mas com as seguintes restrições:

    - Transitarão somente com passageiros sentados, com portas e janelas abertas, observadas as regras de segurança de trânsito.

    - Todos os veículos de transporte coletivo urbano serão higienizados ao final de cada viagem pela empresa concessionária.

    De acordo com o prefeito, o motivo da manutenção do serviço é para atender servidores da saúde e das agroindústrias.

    - Consideramos que a maioria dos servidores públicos municipais que atuam nos Centros da Saúde de Família, Pronto Atendimento da Efapi e UPA 24 horas utilizam o transporte coletivo urbano, para deslocamento de suas residências até o respectivo equipamento público. Levamos em consideração também o deslocamento da maioria dos trabalhadores das indústrias sediadas em Chapecó. Não podemos parar abruptamente a produção de proteína animal, o que contribuiria para o desabastecimento da população chapecoense e catarinense, bem como perecibilidade da cadeia produtiva – disse o prefeito.

    A empresa também deve disponibilizar produtos de higienização para os passageiros e colaboradores, dentro de cada veículo.

    Haverá mudança também nos horários das 24 linhas, que passarão a circular com os mesmos horários de sábados, a partir de quinta-feira. Normalmente nos dias úteis são 950 viagens contra 470 nos sábados. No entanto a empresa informou que haverá reforços para atender as linhas que levam para as agroindústrias.

    A Auto Viação Chapecó também comunicou que, para atender o decreto municipal, o ônibus não vai parar quando estiverem lotados os assentos do ônibus.

    Além das alterações do transporte coletivo, o decreto municipal 38.683 também manteve o funcionamento do terminal rodoviário Raul Bartolomei e do terminal de transporte coletivo João Destri. Foi vedada a visitação externa no Abrigo Municipal e na Casa Abrigo para Mulheres Vítimas da Violência.

    Estão em regime de plantão os Conselhos Tutelares, a Central de Resgate Social e a Casa de Passagem.

    O atendimento é normal na secretaria da Saúde, Procon, Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, agentes municipais de trânsito, guardas municipais, vigias, fiscalização de trânsito e Defesa Civil.

    O atendimento externo nos demais serviços e órgãos da Prefeitura deverão se feitos nos canais de comunicação oficiais como Ouvidoria, Portal do Cidadão e Ouvindo Nosso Bairro Digital.

    As escolas tiveram as aulas canceladas a partir de amanhã, conforme determinação do Governo do Estado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas