nsc
    hora_de_sc

    Prevenção

    Coronavírus em Florianópolis: confira eventos cancelados na região

    Medida é para conter o avanço do vírus. Em SC já foram confirmadas três casos de pessoas contaminadas

    13/03/2020 - 16h22 - Atualizada em: 16/03/2020 - 15h01

    Compartilhe

    Por Janaína Laurindo

    Com o avanço do novo coronavírus, algumas recomendações devem ser tomadas para evitar contaminação com o vírus COVID-19, com dois casos confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde em Florrianópolis, o prefeito da Capital, Gean Loureiro, decretou nesta sexta-feira (13) a proibição de eventos na cidade com mais de 250 pessoas, para casos ao ar livre, e mais de 100 pessoas, em locais fechados a partir de segunda-feira (16).

    Em São José, por nota oficial a Secretaria de Saúde orienta os organizadores de eventos de grande público a cancelarem ou adiarem os encontros. Caso não seja possível, a recomendação é por realizá-los sem público.

    Confira abaixo as programações canceladas:

    Formaturas e solenidades

    A UFSC suspendeu a realização de eventos de formaturas e solenidades, mas as aulas estão mantidas, com a recomendação de que pessoas com sintomas não compareçam. Estão suspensas também as atividades do Núcleo de Estudos da Terceira Idade.

    — A Udesc determinou a suspensão das viagens internacionais de servidores e alunos e das contratações de serviços para realização de novos eventos. As aulas e o expediente de trabalho estão mantidos normalmente, de acordo com a orientação do Ministério da Educação (MEC).

    Eventos

    — O Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional, comunicou que todos os eventos programados para acontecer no empreendimento foram cancelados a partir desta sexta-feira (13) para evitar a proliferação do Coronavírus (Covid 19).

    — De acordo com um comunicado oficial do Grupo Novo Brasil, o show deste sábado (14) do Jorge Ben Jor no parador de praia P12 está confirmado. A partir de segunda-feira (16), todos os eventos estão cancelados até segunda determinação.

    — As casas Lontra Bar e Salt Gastro Club vão respeitar a medida divulgada hoje pelo Prefeito Gean Loureiro. Ambas estarão fechadas a partir da semana que vem.

    — Empreendimento cultural e gastronômico do Novo Campeche, Quintal de Casa adiou evento de Saint Patrick's Day que estava agendado para acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março.

    — O Shopping Iguatemi Florianópolis informou o cancelamento do evento de patinação artística programado para este fim de semana e da próxima edição do Domingo com teatro. A suspensão das atrações está alinhada ao esforço público de combate ao Covid19.

    — O Beiramar Shopping informa o cancelamento de todas as atividades que seriam realizadas de 17 a 23 de março, em comemoração ao aniversário de Florianópolis.

    — A Irmandade Senhor dos Passos e o Imperial Hospital de Caridade, após também consultar o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck e conforme orientação das demais autoridades, comunicaram o cancelamento da Procissão Senhor dos Passos, que seria realizada nos dias 28 e 29 de março de 2020, em Florianópolis.

    Congressos

    — O Congresso de Operações Policiais que estava marcado para terça-feira (17) em Florianópolis foi adiado e será realizado em abril. A nova data ainda será informada pela organização.

    Cinemas

    — As sessões do Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) serão canceladas nos próximos dias, devido à proibição, por parte da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da realização de eventos com mais de 100 pessoas em ambientes fechados. Está cancelada a sessão que ocorreria neste sábado (14) do Cineclube Infantil. A organização da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizadora da iniciativa, suspendeu, também toda a programação prevista até o fim do mês de março.

    — Já o Cineclube Cinema Unisul, cujas sessões ocorrem de quinta-feira a domingo às 20h, suspendeu as exibições por duas semanas, a partir do dia 16 de março de 2020. As sessões desta sexta, sábado e domingo (13, 14 e 15 de março) estão mantidas.

    E como se prevenir do novo coronavírus?

    A prevenção é a mesma das demais doenças respiratórias. É necessário fazer a higienização das mãos, diversas vezes ao dia, por no mínimo 20 segundos. Não tendo água e sabão, usar álcool gel a 70%, que é tão eficaz quanto à lavação das mãos. Sempre que for tossir ou espirrar, fazê-lo no antebraço, nunca nas mãos. Sempre que tiver que usar um lenço, no nariz ou nas vias aéreas, use um lenço descartável e jogue no lixo. Após esse processo, faça a lavação das mãos durante 20 segundos, isso também é fundamental. Outro aspecto é importante, ficar em um ambiente, sempre que possível, arejado, ventilado, ponde possa entrar os raios solares.

    Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas