nsc
an

Saúde

Coronavírus em Joinville: onde procurar atendimento se estiver com os sintomas 

Atendimento para suspeitas de coronavírus em Joinville será centralizado em três unidades de saúde da cidade

17/03/2020 - 07h22 - Atualizada em: 17/03/2020 - 07h52

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
imagem mostra projeção de como é o vírus
Covid-19, o novo coronavírus, já infectou mais de 200 pessoas no Brasil até 17 de março
(Foto: )

Quem estiver com suspeita de infecção do coronavírus em Joinville, terá as três unidades de Pronto Atendimento da cidade como referência. Até segunda-feira (16), as unidades básicas de saúde (postinhos) também eram uma opção para procurar atendimento, mas a Secretaria da Saúde de Joinville mudou o protocolo de direcionamento de atendimento.

A medida foi tomada para evitar o fluxo nas Unidades Básicas de Saúde por pessoas que estejam sujeitas à transmissão do vírus e limitar uma maior circulação pública. Com o direcionamento apenas para os pronto atendimentos, a logística para o atendimento dos usuários que apresentem os sintomas se torna mais eficiente para o sistema de atenção de risco.

Quem voltou de viagem do exterior nos últimos 14 dias ou teve contato com algum caso suspeito e apresentar os sintomas característicos da doença (febre alta, tosse, falta de ar, dores de cabeça, garganta, articulações) deve procurar uma das três Unidades de Pronto Atendimentos da cidade – UPA Sul, PA Norte e UPA Leste. O serviço atua 24 horas, todos os dias da semana.

Coronavírus: Confira a página especial no NSC Total

Como acontece o atendimento

Nos pronto-atendimentos, as pessoas que chegam com os sinais característicos do coronavírus são orientadas a usar máscaras de proteção. Imediatamente, são levadas para o atendimento clínicos e para fazer coleta de amostras que serão encaminhadas aos exames no Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis, para confirmar ou não a doença. Neste período de sintomas, os pacientes serão orientados a permanecer em isolamento residencial, com monitoramento da rede de saúde pública.

Caso o usuário procure uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) apresentando os sintomas do coronavírus, ele será direcionado para o atendimento em um dos Pronto Atendimentos. Para as pessoas que não estejam apresentando sintomas do coronavírus e nenhum outro caso de doença que necessite do atendimento de urgência nos Pronto Atendimentos, a orientação é que procurem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Onde ir em caso de suspeita de coronavírus em Joinville:

Pronto Atendimento Norte (PA Norte) - Rua Guilherme, s/nº – Costa e Silva

Unidade de Pronto Atendimento Leste (UPA Leste) - Rua Mafalda Laurindo, 262 – Aventureiro

Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) - Rua Monsenhor Gercino, s/n – João Costa

Colunistas