nsc

Comércio fechado

Coronavírus em SC: efetivo da PM é reforçado para garantir cumprimento de decreto

Determinação é para que apenas serviços essenciais fiquem abertos, dentro das medidas para evitar propagação  

18/03/2020 - 13h42

Compartilhe

Felipe
Por Felipe Reis
Efetivo da PM nas ruas foi reforçado
Efetivo da PM nas ruas foi reforçado
(Foto: )

A partir desta quinta-feira (19), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) pode usar o poder de polícia administrativa para abrir processos de interdição contra estabelecimentos comerciais que insistam em permanecer abertos durante a crise causada pelo coronavírus. A determinação de fechamento de diversos tipos de estabelecimento faz parte do decreto 515/2020 do Governo de Santa Catarina, que entrou em vigor nesta quarta-feira (18).

FOTOS: Em Florianópolis, 1º dia de quarentena por coronavírus tem parte do comércio fechado e ônibus nas ruas

Em entrevista ao Direto da Redação da manhã desta quarta, o comandante-geral da PMSC Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior afirmou que o efetivo nas ruas foi reforçado e inclui policiais que antes desempenhavam atividades internas. A decisão foi tomada para facilitar a fiscalização e a identificação de eventuais descumprimentos do decreto, como a abertura do comércio e a formação de aglomeração.

— Em primeiro lugar, nós vamos trabalhar a questão educativa e de mediação. Santa Catarina tem uma tradição de cumprimento baseado no bom senso. Caso haja descumprimentos, nós entraremos com um processo de interdição, usando o nosso poder de polícia administrativa, e se necessário, no aspecto criminal pela desobediência da ordem legal — afirmou.

PMSC divulga lista dos estabelecimentos que devem funcionar ou permanecerem fechados
PMSC divulga lista dos estabelecimentos que devem funcionar ou permanecerem fechados
(Foto: )

Segundo o comandante da PMSC, o efetivo total do Estado já foi ampliado em cerca de "dois mil homens" e eles receberam orientações especiais e materiais para se protegerem do coronavírus.

Ouça a entrevista:

Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Polícia

Colunistas