nsc
    dc

    Pandemia

    Coronavírus: Governo de SC lança guia com dicas de saúde mental durante isolamento 

    Objetivo é conter ansiedade e irritação durante confinamento

    26/03/2020 - 15h25 - Atualizada em: 26/03/2020 - 16h22

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Em tempo de isolamento pelo coronavírus, Governo de SC disponibiliza guia
    Em tempo de isolamento pelo coronavírus, Governo de SC disponibiliza guia
    (Foto: )

    O Governo de Santa Catarina lançou um guia com dicas para preservar a saúde mental durante o período de isolamento social em período de combate ao novo coronavírus. A quarentena determinada pelo Estado como forma de conter o avanço da transmissão da covid-19 é uma medida que, com o passar dos dias, até mesmo o home office pode trazer efeitos como ansiedade e irritação.

    ​Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, a psiquiatra Caroline Galli Moreira é responsável pelo guia lançado pelo Estado. Nele são propostas ações para o período de quarentena e que também é direcionado aos profissionais de saúde, líderes de equipes, cuidadores de crianças, idosos e pessoas que moram sozinhas.

    Segundo Caroline, em meio ao isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus. pessoas podem se sentir tristes, confusas ou chateadas. Por isso, é preciso seguir algumas dicas para minimizar o sofrimento neste período.

    - É necessário adotar uma rotina mesmo ficando em casa. É importante se vestir, tomar banho, arrumar o cabelo mesmo que seja apenas para ficar em casa. Lembre-se sempre de que muitas coisas não foram canceladas: a família, a música, o canto e riso - explica.

    Ouça a entrevista com a psicóloga Caroline Galli Moreira:

    Recomendações para ficar em casa

    - Adote uma rotina mesmo ficando em casa

    - Mantenha-se conectado: Faça contato com seus amigos, procure fazer videochamadas com a família, principalmente com aquelas pessoas que estão sozinhas.

    - Fale como está se sentindo: conte como está se sentindo no confinamento e pergunte aos amigos e familiares quais os sentimentos deles neste momento.

    - Faça atividades: envolva-se com atividades que gosta, música, meditação, exercícios, leitura e gastronomia. Dedique-se a ações que não conseguiria fazer no dia a dia comum.

    > Acesse o guia disponibilizado pelo Governo de SC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas