A profissão de corretor de imóveis está em alta, mas para ser um profissional de sucesso é preciso muita dedicação. Segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 11ª Região (CRECI/SC), desde maio, 1.179 novos corretores de imóveis foram credenciados em Santa Catarina, demonstrando a força desta atividade econômica e impactando diretamente na concorrência dentro do setor, o que, consequentemente, exige capacitação de quem quer crescer com a profissão.
Continua depois da publicidade
>> Roda gigante vai impactar mercado imobiliário em Balneário Camboriú
Em busca dessas oportunidades de crescimento profissional, Danrley Luiz Piccinin largou seu antigo emprego como garçom e começou seu curso para se tornar corretor de imóveis. Ele já trabalha como corretor há quase seis meses e conta que essa foi uma decisão acertada.
– Eu me tornei corretor de imóveis quando eu cansei de ser funcionário. Hoje, eu sei que acertei em ter trocado de profissão. Desde que eu comecei a trabalhar como corretor a minha vida mudou, não só financeiramente, mas como um todo. Corretagem é uma maneira de viver, uma profissão que me enriquece e que sustenta minha família – destaca.
Continua depois da publicidade
Porém, ele conta que chegou a pensar que o dinheiro ganho com a profissão seria apenas uma renda extra, antes de descobrir que essa seria uma carreira promissora.
– Quando eu comecei a trabalhar como corretor, eu pensei que poderia ser somente um extra. Mas, no final, eu notei que se você trabalhar focando no que realmente quer, e indo atrás, trabalhar como corretor é o que há de melhor. Então, você não consegue ser meio corretor ou pouco corretor. Ou você é ou você não é, entende? Vai chegar o momento que não vai ter como escapar disso – garante.
O que faz um corretor de imóveis?
Quando queremos visitar um imóvel que estamos interessados em comprar ou alugar é normal que a figura de um corretor de imóveis seja a primeira que nos apareça em mente. Mas, saiba que as atribuições desse profissional são variadas e vão muito além do que o agendamento de visitas.
Continua depois da publicidade

O corretor de imóveis pode ser bacharel em Ciências Imobiliárias, ter curso de Gestão Imobiliária ou pode especializar-se como Técnico em Transações Imobiliárias. Com essa formação, o profissional estuda a legislação, a documentação imobiliária e está habilitado para auxiliar todo o processo de compra, venda e locação de imóveis.
Além disso, o corretor de imóveis é habilitado a realizar avaliações judiciais e extrajudiciais pelo artigo 3º da Lei 6.530/1978, que regulamenta o exercício da profissão. Atualmente, é expressivo o número de corretores de imóveis que atuam em avaliações de financiamentos de bancos, cooperativas, consórcios, financeiras e seguradoras.
“Ser corretor de imóveis exige muito mais do que conhecer imóveis”, diz William
Para ser um bom corretor é preciso manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário. Além disso, esse profissional é responsável por reunir informações sobre os imóveis que estão disponíveis para venda e locação de uma região. Ele deve ser capaz de avaliar um imóvel, conforme o mercado imobiliário, e apresentar as melhores opções de pagamento e financiamento aos seus compradores e locatários.
Continua depois da publicidade
Também faz parte das atividades de quem trabalha com corretagem orientar aqueles que queiram investir em imóveis. Dessa forma, de modo geral, esse profissional irá auxiliar em todo o "intercâmbio" de informações entre as partes de um contrato de venda ou locação de imóvel.
O gestor e corretor imobiliário, William Dornelles, sabe que precisa ir além da sua formação como técnico em transações imobiliárias para se manter competitivo no mercado imobiliário. Para ele, é importante se manter atualizado sobre as novidades do mercado, para proporcionar aos clientes a melhor experiência possível na hora de adquirir o imóvel.
– Ser corretor de imóveis exige muito mais do que conhecer imóveis, você precisa primeiro conhecer pessoas, ter empatia e ser ético. Você precisa se dedicar ao máximo, caso o contrário, não terá sucesso – acrescenta William.
Continua depois da publicidade
O sucesso na profissão é fruto de dedicação
Quando analisa sua trajetória durante os dois anos em que trabalha no mercado imobiliário, Willian afirma que, hoje, pode se considerar um corretor de sucesso.
– Não somente pelas vendas que já executei, mas sim por viver intensamente essa profissão. Faço gestão comercial de uma construtora, auxiliando e ajudando vários corretores a prosperarem na profissão. Eu me sinto grato e satisfeito com meu trabalho, graças aos conhecimentos, treinamentos e oportunidades que a profissão me proporcionou – acrescenta William.
Apesar de terem conquistado sucesso em suas profissões, William e Danrley concordam que nada é por acaso e que isso é fruto de muita dedicação.
Continua depois da publicidade
– Eu leio bastante e procuro sempre estar por dentro das leis e das condições e taxas aplicadas no mercado. Além disso, ler livros sobre autoconhecimento e estudar bem os produtos em que se está trabalhando são fatores muito importantes para o profissional ter êxito na venda – pondera William.
Para ser um bom corretor é preciso também priorizar a parte humanizada no processo de comercialização.
– O brasileiro de classe média consegue comprar em torno de dois imóveis na sua vida, ou seja, essa é uma decisão importantíssima que se faz necessário a atuação de um especialista, não somente para achar o produto certo, mas para dar toda assessoria jurídica e até mesmo emocional, visando sanar qualquer dúvida ou medo dos compradores – explica o CEO do Basseto Group, Leandro Basseto Knoll.
Continua depois da publicidade
Basseto Group oferece capacitação para profissionais do setor
São essas competências que o Basseto Group procura na hora de contratar. O CEO explica que busca pessoas que tenham ambição, disciplina, entusiasmo e organização.
– Hoje buscamos, principalmente, a qualificação comportamental, aquela pessoa que é ambiciosa e que gosta de se superar. Para parte técnica, nós já temos um planejamento concreto que busca desenvolver isso através de cursos, treinamentos, capacitação online, coach e consultoria – explica Leandro.
Segundo Leandro, o Basseto Group tem preocupação com a carreira dos profissionais que atuam no grupo porque o objetivo não é apenas atrair talentos, mas também retê-los.
Continua depois da publicidade
– Nós oferecemos um treinamento profissional sólido e um plano de cargo e salário, para que o profissional tenha oportunidade de se tornar sócio do grupo – destaca.
