nsc
    nsc

    Educação com propósito

    Mudanças constantes no mundo do trabalho exigem profissionais cada vez mais dinâmicos 

    Em tempos de imediatismo, trabalhar com algo que não esteja alinhado ao propósito de vida é coisa do passado 

    21/09/2020 - 14h20

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    educação com propósito
    Essas mudanças exigem que os profissionais estejam cada vez mais dinâmicos e engajados.
    (Foto: )

    O mundo do trabalho tem se modificado intensamente nos últimos tempos, desde as próprias profissões até a maneira como cada atividade é executada. Essas mudanças exigem que os profissionais estejam cada vez mais dinâmicos e engajados.

    Em contrapartida, esse cenário contribui, em alguns casos, para a formação de profissionais mais imediatistas e que não aceitam nada menos do que se sentirem totalmente realizados em suas carreiras.

    - O tema propósito está um pouco batido, mas ele faz muito sentido no mundo de hoje e no mundo do futuro. Quando eu tenho uma pessoa que não é feliz com o que ela faz, por mais que ela cumpra as metas e execute aquilo para o qual foi contratada, é uma questão de tempo até que ela saia de empresa - explica o presidente do Instituto Oliscorp, founder do Universo Empreendedor, CEO's Club e Lidera Brasil, Jean Oliskovicz.

    >> Como as constantes mudanças da sociedade moderna impactam no ensino da Psicologia

    Por isso, segundo ele, é importante que as empresas exponham de forma clara quais são seus propósitos, para atrair profissionais que comunguem com eles, tenham sinergia e se alinhem de fato ao trabalho. Dessa forma, a empresa terá mais chances de ter sucesso e conseguirá construir um time que a acompanhará por um bom tempo.

    Imediatismo pode atrapalhar os planos dos jovens profissionais

    A busca pelo sucesso imediato tem refletido no comportamento dos jovens, nem sempre de forma positiva. Afinal, construir uma carreira demanda tempo, estudo e muito trabalho.

    - A satisfação profissional não é euforia ou coisa de momento. Ela tem a ver com conquistas que fazem sentido para cada um - explica Jean.

    Buscando contentar essa urgência pelo sucesso, muitos jovens acabam tomando decisões precipitadas em relação à carreira. Para Jean, quando o profissional gosta do que faz, em muitos casosele só precisa rever sua função e adaptá-la ao seu propósito.

    - E mesmo quando há uma mudança de carreira, o profissional sempre levará o conhecimento que foi adquirido anteriormente para a sua nova jornada. Dessa forma, ele constrói o futuro honrando sua história - enfatiza.

    Os profissionais precisam ser dinâmicos

    Esse equilíbrio entre o imediatismo e o dinamismo é visto como a capacidade dos profissionais se adaptarem e gerarem soluções, uma competência cada vez mais valorizada.

    Dessa forma, é preciso que os profissionais estejam sempre atualizando seus conhecimentos e com a mentalidade aberta para novas oportunidades, respeitando suas próprias conquistas e frequentemente moldando uma carreira de sucesso. Segundo a gerente de Vida & Carreira da nima Educação, a psicóloga Liliane Moura, como o mundo do trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, o profissional contemporâneo precisa se reciclar constantemente.

    - Ter mais de uma carreira mostra que o profissional é flexível e dinâmico, sendo multifacetado. Conseguir mesclar hobbies com profissão tem sido um diferencial entre aqueles que estão se destacando - acrescenta Liliane.

    Profissionais multifacetados são a tendência do mercado

    Uma habilidade profissional não exclui a outra, pelo contrário, muitas vezes elas se complementam. Atualmente, muitos funcionários de empresas também empreendem como uma alternativa de renda, por exemplo.

    - Na realidade, o profissional do presente já atua em diversas áreas. Podemos observar que as pessoas estão expandindo seu conhecimento e aprendizagem para além do seu ambiente de trabalho - garante Liliane.

    Dessa forma, as pessoas buscam como uma segunda fonte de renda algo que elas possam automatizar e que gere os recursos sem comprometer muito do seu tempo, como seria uma segunda profissão formal. Segundo Jean, o tempo é o que temos de mais valioso hoje e vai valer ainda mais no futuro.

    - Estamos dando mais valor para o tempo, aquele que eu vou ficar com as pessoas que eu amo, que eu vou cuidar da minha saúde, que vou estar com minha esposa, com meus filhos, parentes e amigos - aponta Jean.

    A importância das competências socioemocionais

    Essa habilidade de ser flexível no mundo do trabalho é apenas uma das competências socioemocionais cada vez mais procuradas pelos recrutadores. Atualmente, as empresas demandam por profissionais que saibam trabalhar em equipe, tenham empatia e consigam ser resilientes às dificuldades.

    - Algumas companhias grandes, hoje, nem olham mais a formação acadêmica do profissional antes de contratá-lo. As startups, por exemplo, têm muito dessa cultura de verificar as Softs Skills dos funcionários, que são as habilidades socioemocionais deles - , conta Jean.

    As recentes mudanças geradas pela pandemia no mundo do trabalho, que resultaram na adoção de trabalho em regime home office exigem profissionais com Softs Skills fortes.

    - A capacidade de gerenciar equipes de forma remota e garantir bons resultados demanda do profissional um desenvolvimento contínuo das suas competências socioemocionais - ressalta Liliane.

    Mais do que uma tendência, o home office é um modelo atual de trabalho, que requer uma dinâmica diferenciada de comportamento e atuação, exigindo cada vez mais flexibilidade e adaptabilidade das pessoas.

    Papel das instituições de ensino

    As instituições de ensino têm um papel fundamental na hora de preparar os profissionais para esse novo mundo do trabalho. O currículo acadêmico precisa estar cada vez mais próximo da realidade dos profissionais e das necessidades organizacionais. Dessa forma, é preciso proporcionar o contato do estudante com esse universo desde o ingresso na graduação, passando pelo desenvolvimento das competências socioemocionais durante todo o percurso acadêmico.

    ​​Saiba mais sobre o ensino do futuro acompanhando o canal Educação com Propósito, no NSC TOTAL.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas