O mofo nas frutas é um problema comum nas cozinhas brasileiras, porque é causado por fungos que se proliferam com facilidade nesse tipo de alimento. 

Continua depois da publicidade

Por isso, não é raro ficar com água na boca ao ver uma fruta fresquinha e se deparar com um pedaço dela tomado por microorganismos.

Em situações como essa, surge a dúvida: faz mal jogar fora a parte mofada e aproveitar o que sobrou? Confira o que os especialistas dizem sobre a prática.

Comer ou não comer?

De acordo com a professora Roseane Batitucci Passos de Oliveira, do departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a resposta é não.

Continua depois da publicidade

Não se deve comer a parte “boa” de uma fruta mofada, porque nela ainda podem existir fungos microscópicos, invisíveis ao olhar humano.

Em entrevista ao g1, Batitucci afirma que “não é possível saber se tudo foi eliminado. A parte [dos fungos] que permanecer no alimento pode causar problemas”. 

Segundo a especialista, esses problemas podem não aparecer na hora que você come, como as bactérias, mas surgirem depois de períodos mais longos.

Continua depois da publicidade

Perigos de comer fruta mofada

É preciso tomar cuidado ao comer frutas e alimentos em geral, pois, ao ingerir o mofo, você corre riscos severos. 

O professor Uelinton Pinto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), faz o alerta:

“Alguns fungos podem produzir micotoxinas, que provocam intoxicação ou, com o consumo crônico, podem causar alguns tipos de câncer, como o hepático. O melhor é a precaução, sempre”, disse ele ao g1. 

Continua depois da publicidade

Como evitar a deterioração da fruta

Uma fruta mofada na caixa ou na fruteira não significa que as demais também estejam estragadas – embora possa acelerar a deterioração delas. Por isso, ao identificar uma fruta estragada, retire-a imediatamente para evitar que o problema se espalhe.

Outra dica é conservar a casca da fruta boa até o momento do consumo, pois ela ajuda a proteger o alimento contra os micro-organismos. 

Tomar cuidado para não deixar a fruta cair no chão também é importante, já que a queda pode enfraquecer os tecidos e torná-los mais suscetíveis à invasão dos fungos 

Continua depois da publicidade

Por Vitoria Estrela.

Você pode se interessar também em entender por que não devemos jogar este aparelho fora antes de ver isto: ele esconde 450mg de ouro puro e amnésia infantil: por que não temos lembranças de quando éramos bebês.