O branco sempre foi a cor tradicional escolhida para as cozinhas, mas uma nova cor toma conta das tendências e vem amparada pelos preceitos do Feng Shui. Se o branco representava limpeza, clareza e paz, a nova cor tendência sugere prosperidade capaz de manter a vida doméstica em movimento.

Continua depois da publicidade

A ideia é que a cor funcione como nova energia e por isso a escolhida para cozinhas deve ser o verde. A cor está associada à abundância, saúde e equilíbrio emocional. E não é apenas tendência, o verde é capaz, segundo a filosofia cultural, de equilibrar a energia de aromas e sabores de tudo que é feito em uma cozinha.

Ao contrário do que se imaginava ao escolher o branco para a cozinha, ela não é um lugar neutro. Para quem segue o Feng Shui, a cozinha é troca de matéria e energia. As refeições preparadas se integram com o corpo e por isso, tudo que interfere na atmosfera onde os alimentos são preparados, interfere também na vida das pessoas da casa.

Por que escolher a cor verde para a cozinha?

O verde tem uma combinação energética capaz de equilibrar outras energias. Trata-se de uma cor que não interfere, não deixa nada mais rápido e nem mais devagar. É uma cor que favorece tanto o físico, quanto o emocional.

Continua depois da publicidade

Cozinhas verdes já transmitem a ideia de nutrição, mesmo que nada esteja sendo preparado dentro delas. Essa escolha da cor é pouco lembrada quando o assunto é Feng Shui, mas faz muito sentido.

É o caso do fogo, uma das energias mais potentes de uma cozinha. Verde vem da madeira, e a madeira alimenta o fogo sem ser agressiva. Sustenta, mas não confronta. Ou seja, o verde não diminui a energia da cozinha, mas também não sobrecarrega.

Verde significa abundância

Vale lembrar que para o Feng Shui, abundância não significa riqueza ou dinheiro. O melhor significado para abundância neste caso é o de sustento e capacidade de ter recursos ao longo do tempo. O verde é crescimento estável e constante. Cor verde na cozinha é futuro próspero para a família.

Continua depois da publicidade

A cor também impacta no sistema nervoso das pessoas da casa. Não é por acaso que ela tem sido usada em lugares de recuperação ou descanso. Na cozinha, o verde não acalma, mas regula as emoções. Por fim, a cor também é menos cansativa visualmente para os olhos do que o branco.

A única planta que o Feng Shui recomenda para a porta de entrada de casa