O interesse dos brasileiros pela NFL está crescendo cada vez mais. E, para sorte dos fãs do esporte, o interesse é mútuo. Em vista do aumento da popularidade da liga norte-americana no Brasil, a NFL incluiu o país no projeto de expansão e internacionalização de marca, e vai trazer um jogo da temporada regular para São Paulo em 2024. O NSC Total explica abaixo mais sobre a relação entre a NFL e o Brasil.

O interesse brasileiro na NFL

Segundo um estudo da Semrush, desde o mês de estreia da atual temporada da NFL, em setembro de 2023, até dezembro, foram registradas mais de 8.6 milhões de buscas pelo campeonato. Esses números mostram um aumento de 29.7% em relação ao ano anterior. Além disso, a liga norte-americana ainda apareceu no top-10 das principais competições esportivas mais pesquisadas no Brasil.

Principais campeonatos esportivos e a média mensal das pesquisas dos brasileiros em 2023:

  1. Brasileirão – 23,7 milhões de pesquisas mensais
  2. Libertadores – 7,5 milhões
  3. NBA – 7,3 milhões
  4. Premier League – 5,3 milhões
  5. Champions League – 3,1 milhões
  6. La Liga – 1,78 milhão
  7. NFL – 1,1 milhão
  8. Bundesliga – 1 milhão
  9. Ligue 1 – 377 mil
  10. Super Bowl – 153 mil

Além do nome do campeonato, a pesquisa também analisou quais atletas foram mais pesquisados pelos brasileiros. Travis Kelce, que atua como Tight End no Kansas City Chiefs, saltou de 32.4 mil buscas em 2022 para 92.5 mil em 2023, registrando o maior aumento da temporada: 2752%.

Além de representar a equipe que disputará o Super Bowl, Travis também chamou a atenção do público por seu recente namoro com a pop star Taylor Swift. Entre os nomes mais pesquisados, estão os quarterbacks Patrick Mahomes, também do Chiefs, com um total de 274 mil buscas, seguido de Joe Burrow (178,5 mil), do Cincinnati Bengals, e Brock Purdy (110 mil), do San Francisco 49ers. 

Continua depois da publicidade

Quem é Travis Kelce, jogador da NFL

Em relação aos times mais pesquisados pelos brasileiros, estão: Kansas City Chiefs, com 415 mil buscas, seguido de Buffalo Bills (294 mil) e Philadelphia Eagles (271 mil). O concorrente ao Super Bowl, San Francisco 49ers, contou com 141,8 mil pesquisas e não se classificou no topo do ranking. 

O interesse da NFL no Brasil

Pela primeira vez na história da NFL, uma partida da temporada regular será realizada em solo brasileiro. Em 6 de setembro deste ano, os Philadelphia Eagles virão à Neo Química Arena, em São Paulo, para encarar um adversário ainda não relevado.

NFL confirma partida no Brasil em 2024

Mas o namoro entre o Brasil e NFL não é de agora. O mercado brasileiro é o terceiro maior consumidor, somente atrás de México e Estados Unidos. A liga também já realizou diversas ativações comerciais por aqui, como a Super Bowl Party. O evento uniu esporte e entretenimento, apresentando atrações musicais e claro, a transmissão ao vivo do Super Bowl LVII e foi realizado em São Paulo em fevereiro de 2023.

A NFL está explorando cada vez mais o mercado exterior, levando partidas oficiais da temporada regular para fora dos Estados Unidos. Isso faz parte do projeto de expansão e internacionalização de marca da liga, em vista da popularização do futebol americano no Brasil e no mundo inteiro.

Continua depois da publicidade

Uma das cidades que concorriam com São Paulo para receber a partida era Madrid, porém o vice-presidente executivo da NFL Peter O’Reilly, revelou que a capital paulista entendeu bem a magnitude de realizar um jogo da liga e apresentou um projeto muito ambicioso para sediar o evento.

De acordo com estudos divulgados pela própria NFL, o mercado brasileiro é um dos que mais consome conteúdos e produtos. Uma das demonstrações disso, é a conta oficial da NFL Brasil, que se tornou a primeira conta oficial da liga fora dos Estados Unidos, a alcançar a marca de um milhão de seguidores no Instagram.

Cairo Santos, o representante do Brasil na NFL

O kicker Cairo Santos é o primeiro brasileiro da história da NFL. Atualmente, ele joga no Chicago Bears e está em sua décima temporada na liga.

O atleta se mudou para os Estados Unidos ainda adolescente, pensando na sua carreira no futebol. Entretanto, chegando lá, ele conheceu o futebol americano e mudou de planos.

Continua depois da publicidade

Ele jogou pela Universidade de Tulane, onde jogou por quatro temporadas e foi eleito o melhor kicker da NCAA, principal escalão do esporte universitário americano.

Com o destaque, ele entrou na mira das equipes da liga e começou sua carreira na NFL em 2014, pelo Kansas City Chiefs.

Saiba mais sobre o Super Bowl LVIII

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total