Com 25 anos de atuação na Serra Catarinense e no Planalto Norte, a Cresol Planalto Sul se consolida como uma cooperativa financeira comprometida com o crescimento sustentável da região. Integrante do Sistema Cresol, que completa 30 anos em 2025, a instituição oferece soluções acessíveis para pessoas físicas, empresas e produtores rurais, para promover inclusão financeira e desenvolvimento social.

Continua depois da publicidade

Ao longo da história, a marca reforça a presença em ações de cultura e desenvolvimento regional. É por isso que, em 2025, a Cresol Planalto Sul fez parte do projeto Tradições da Serra, promovido pela NSC, que aconteceu durante a Festa do Pinhão. Além disso, a instituição se dedica para estar próxima à comunidade e valorizar a identidade local.

Presente em 14 municípios com agências que atendem quase 18 mil cooperados, a Cresol Planalto Sul é referência em soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e o setor do agronegócio. No cenário nacional, o Sistema Cresol já reúne mais de 1 milhão de cooperados em 19 estados e se consolidou como a terceira maior força do cooperativismo de crédito no Brasil.

Cooperar para crescer 

A Cresol atua com base no modelo cooperativista, que se diferencia por inserir os associados no centro das decisões. Além disso, a instituição preza pelo atendimento próximo e personalizado, para atender com excelência cada um dos cooperados.

— Desde o início, buscamos entender a realidade de cada município e de cada pessoa. É isso que nos permite oferecer soluções financeiras justas, acessíveis e alinhadas com as necessidades reais dos cooperados — afirma André Marafigo, Presidente Cresol Planalto Sul.

Continua depois da publicidade

Esse modelo de relacionamento é o que distingue a cooperativa dos bancos tradicionais. A instituição oferece desde contas correntes, linhas de crédito e investimentos até meios de pagamento e serviços para empresas de todos os portes. 

Além disso, foi pioneira na liberação de crédito de inovação em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Essa característica facilita a viabilização de recursos para novos negócios.

Para os próximos anos, a cooperativa projeta seguir expandindo a atuação, mas com foco especial em fortalecer as unidades já existentes. 

— Muito mais do que abrir novas agências, queremos nos fortalecer onde já estamos. Ao fortalecer a atuação da Cresol, promovemos o desenvolvimento dos nossos cooperados, dos seus empreendimentos e de toda uma cadeia que é essencial ao desenvolvimento dos municípios — comenta.

Continua depois da publicidade

Apoio ao agronegócio e à sustentabilidade

Para o setor agropecuário, a Cresol Planalto Sul disponibiliza um portfólio diversificado de soluções. Os produtores encontram opções de crédito rural para aquisição de máquinas, implementos e insumos, além de consórcios, seguros e financiamento de projetos sustentáveis, como sistemas de energia renovável ou de eficiência hídrica.

O atendimento especializado e a compreensão da realidade do campo tornam a cooperativa uma aliada estratégica para agricultores de pequeno, médio e grande porte. 

Além da atuação financeira, a Cresol Planalto Sul investe em projetos sociais e educacionais. Um dos principais é o Mesadinha e sua Turma, que leva educação financeira para crianças entre 7 e 9 anos nas escolas municipais da região. A cooperativa também desenvolve ações voltadas a jovens, mulheres e idosos, o que amplia o alcance do conhecimento à diferentes públicos.

Campanha Cooperar é Ganhar

Durante o ano de 2025, a Cresol realiza a campanha nacional Cooperar é Ganhar, que distribuirá mais de R$ 10 milhões em prêmios em todo o país. Na Cresol Planalto Sul, os cooperados ainda têm a chance de participar de sorteios mensais de R$ 1.500. A iniciativa é uma forma de reconhecer a parceria e o engajamento de quem confia na cooperativa.

Continua depois da publicidade

Para saber mais, acesse o site da Cresol e conheça todas as iniciativas.