Uma denúncia levou a Polícia Civil até um criadouro clandestino de cobras exóticas na cidade de Rio do Campo, no Alto Vale do Itajaí. Durante uma operação na terça-feira (20), os agentes encontram 10 cobras, três ouriços e um gavião carcará. Um homem foi preso em flagrante e levado para o Presídio Regional de Rio do Sul, a aproximadamente 100 quilômetros do município onde houve a apreensão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O delegado Paulo Alexandre Freyesleben e Silva conta que após a denúncia ele pediu à Justiça um mandado de busca e apreensão para a propriedade na localidade rural de Cruzeiro. Separadas em diferentes caixas plásticas estavam nove cobras do milho, espécie originária dos Estados Unidos, e
três ouriços, comuns da África e Ásia, como mostram as fotos abaixo.

Veja imagens dos animais apreendidos

Durante o cumprimento da ordem judicial, a polícia encontrou ainda uma cobra cipó e um gavião carcará, ambas espécies nativas. No imóvel do agricultor havia ainda quatro espingardas e um revólver. Tanto as armas quanto os bichos foram recolhidos. Conforme o investigador, esses animais geralmente são traficados ou comprados de algum outro criador clandestino.

Continua depois da publicidade

— O indivíduo foi preso em flagrante por posse ilegal de arma, introduzir espécie exótica em território nacional sem autorização e manter em cativeiro animal de espécie nativa — explica o delegado.

No interrogatório, o homem preferiu ficar em silêncio. Até a noite desta quarta (21) ele seguia preso.

Leia mais

Qual o plano para recuperar a BR-470 onde nova cratera gigante se abriu

Empresário de SC é desmascarado após 20 anos se passando por outra pessoa

Destaques do NSC Total